Os quatro principais operadores foram contactados por carta pela Federal Trade Commission no sentido de implementarem medidas que ajudem a tornar inútil o roubo de equipamentos.


O objetivo é que a implementação de um conjunto de medidas que permitam bloquear a utilização dos equipamentos, esteja em vigor até março de 2015, avança na edição de hoje o The Washington Post. A FCC pretende que todos os equipamentos passem a ter instaladas, por defeito, funcionalidades de bloqueio e restauro dos equipamentos em situações de roubo.


Um relatório divulgado pelo mesmo organismo revela que anualmente são roubados nos Estados Unidos cerca de um milhão de telemóveis, o que faz dos telemóveis o mote para um em cada 10 assaltos no país. Só em Nova Iorque entre 2010 e 2013 os casos de roubo envolvendo smartphones aumentou de 40 para 46%, em contraciclo com a evolução do número global de roubos, que diminuiu. Em São Francisco 59% dos roubos envolvem telemóveis.


Face aos dados, o roubo de telemóveis é identificado como uma questão de grande relevância e motiva um conjunto de recomendações à FCC, que agora servem de base ao pedido feito pelo regulador aos operadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico