A Samsung confirmou oficialmente o Exynos 2600, o seu mais recente SoC (System-on-Chip), construído com a avançada tecnologia de 2 nm e apontado à próxima geração de smartphones topo de gama, provavelmente a série Samsung Galaxy S26.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Com o lançamento marcado para os primeiros meses de 2026, este chip representa o regresso da empresa sul-coreana na criação de processadores próprios, tendo sido prometida uma melhoria significativa em termos de desempenho, eficiência energética e capacidades de processamento de IA (Inteligência Artificial) diretamente no dispositivo.
O Exynos 2600 surge num momento em que o preço dos chips praticados pela Qualcomm estão a atingir níveis incomportáveis, o que tem levado a Samsung a procurar voltar a consolidar-se como fabricante de chips independente, afastando-se desta forma de precisar de recorrer a soluções de terceiros para os seus modelos premium.
A adoção de um processo GAA (Gate-all-around) de 2 nm promete ganhos significativos em eficiência e gestão térmica, tendo surgido rumores que apontam para uma melhoria de 30% neste campo, face ao seu antecessor, o Exynos 2500 utilizado em modelos como o Galaxy Z Flip 7. Esta foi uma das mais intensas críticas de modelos Exynos do passado, pelo que a Samsung acredita que será capaz de garantir maior autonomia e menor aquecimento em tarefas intensivas.
Segundo dados revelados num benchmark publicado recentemente, o CPU irá utilizar uma estrutura de dez núcleos, composto por um núcleo principal de 3.8 GHz, três núcleos de alto desempenho de 3.26 GHz e seis núcleos mais eficientes a 2.76 GHz. Embora o desempenho puro em tarefas single-core seja inferior ao SoC rival da Qualcomm, o maior número de núcleos garante vantagem ao modelo da Samsung nos testes multi-core.
Embora não tenham sido revelados detalhes sobre a unidade de processamento neural (NPU), nem sobre as suas capacidades, são esperadas melhorias significativas neste campo, que será fundamental para a realização de tarefas com IA no próprio equipamento como reconhecimento de voz, edição de imagem e outras.
Falta agora confirmar as principais suspeitas, se a Samsung irá usar o Exynos 2600 em todos os modelos da gama Galaxy S26, ou apenas no Galaxy S26 e S26 Plus, deixando o Galaxy S26 Ultra em exclusivo para o SoC da Qualcomm, ou se irão lançar duas variantes deste modelo, dependendo do mercado, como a Samsung já o fez no passado. Para já sabe-se que deverá existir pelo menos um modelo equipado com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, segundo o que a Qualcomm anunciou durante o lançamento desse SoC.
Assine a newsletter do TEK Notícias e receba todos os dias as principais notícias de tecnologia na sua caixa de correio.
Em destaque
-
Multimédia
Osmo Action 6 é a primeira câmara de ação da DJI com abertura variável -
Site do dia
Como saber se tem cobertura de fibra, rede fixa e móvel na sua zona? -
App do dia
Quer recriar o charme da fotografia vintage? Experimente os filtros e efeitos da Vintify -
How to TEK
É mais fácil convidar amigos para um grupo do WhatsApp. Saiba como fazer
Comentários