Não consegue ter o mesmo impacto mediático que os lançamentos do iPhone 6s ou do Galaxy S6, mas não deixa de ser um smartphone com características únicas. Não pelas especificações ou pelo aspeto premium, mas antes pelo conceito que transporta consigo.

É a partir de hoje que o Fairphone 2 começa a ser distribuído internacionalmente, chegando às mãos dos clientes que fizeram a reserva do equipamento. Esta é a segunda versão de um telemóvel que preocupa-se com a ética da tecnologia. O equipamento é feito com materiais amigos do ambiente e que são provenientes de zonas livres de conflitos.

A primeira unidade vai ser entregue na Holanda e os internautas poderão seguir o processo de entrega a partir da página oficial da empresa. Até ao final do ano a Fairphone garante que serão entregues mil unidades, sendo que em 2016 prosseguirá a expedição das encomendas.

Através de um modelo de financiamento colaborativo - a pré-venda funcionou como uma campanha de crowdfunding - a Fairphone já conseguiu receitas de 12 milhões de euros para o seu mais recente telemóvel. Estima-se que já tenham sido comercializadas 23 mil unidades do telemóvel.

Voltando ainda à questão dos elementos diferenciadores, ao comprar o Fairphone 2 estará também a contribuir diretamente para o apoio de projetos sociais que a empresa tem estado a apoiar em alguns países mais carenciados.

Além de garantir todo este nível ético, o Fairphone 2 destaca-se também pelo seu altíssimo grau de reparabilidade, querendo isto dizer que o utilizador conseguirá trocar qualquer componente sem grande dificuldade.

Ao nível de especificações o telemóvel apresenta-se com um ecrã de cinco polegadas e resolução Full HD, processador Snapdragon 801, 2GB de memória RAM, sensor fotográfico de oito megapíxeis e suporte para dois carões SIM. O sistema operativo fica a cargo do Android 5.1.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.