É oficial: a Samsung pôs finalmente um fim à vida do Note 7. Num comunicado oficial emitido esta terça-feira, a tecnológica anunciou que o smartphone não ia continuar a ser produzido e apelou a todos os parceiros que parassem de vender o telefone.

A notícia surge um dia depois da Reuters ter informado, citando fontes anónimas, que a empresa tinha interrompido a produção destes equipamentos durante tempo indeterminado.

"Reajustámos recentemente o volume de produção para reforçar a investigação e o controlo de qualidade, mas colocamos a segurança dos consumidores como prioridade máxima e tomámos a decisão final de parar a produção do Galaxy Note 7", escreve a Samsung numa nota enviada à imprensa.

Aos utilizadores que continuam a utilizar este telefone, a tecnológica pede que desliguem os aparelhos e que deixem de os utilizar até as investigações serem concluídas.

A decisão surge após vários relatos de incidentes protagonizados pelo phablet da marca que mesmo após uma campanha de recolha global, em que a empresa certificou a segurança das novas baterias, continuou a explodir.

Em consequência, as ações da Samsung registaram uma queda de 8% na bolsa de Seul já durante o dia de hoje.