O projeto foi anunciado no início de 2013, mas passou por muitos adiamentos até ver a luz do dia. Agora, parece que existe finalmente uma data para a chegada do primeiro smartphone com sistema operativo Ubuntu, algo que irá acontecer pelas mãos da BQ já a partir da próxima semana.

O BQ Aquarius E4.5 é o primeiro equipamento a chegar ao mercado com o sistema operativo Ubuntu. A Canonical, entidade responsável pelo desenvolvimento do software, continua empenhada em criar um ecossistema entre várias plataformas e marcar presença não só em computadores, mas também em smartphones, tablets e até drones.

O software, mais conhecido por ser open source e criar uma boa alternativa ao Windows e Mac OS para computadores, era esperado desde finais de 2013 e já existia uma versão da plataforma para Android, mas só agora chega um smartphone exclusivamente a rodar uma versão final do sistema.

No que toca ao equipamento, o Aquarius E4.5 traz um ecrã com a resolução de 960x540 píxeis, um processador MediaTek de quatro núcleos a 1,3Ghz, 8GB de armazenamento interno e expansível com recurso a um cartão microSD. No seu interior existem ainda duas entradas para cartões micro-SIM e um sensor de cinco megapixéis.

Tal como avança o comunicado enviado à imprensa, foi estabelecido um acordo com a Portugal Telecom, que acompanhou de perto o desenvolvimento do Ubuntu Mobile, para que sejam oferecidas "ofertas de telefonia e cartão SIM durante o processo de compra aos utilizadores". O TeK tentou contactar a PT para obter mais esclarecimentos, mas ainda não conseguiu obter qualquer resposta.

O dispositivo da fabricante espanhola estará disponível apenas na Europa e as informações relativas à venda serão dadas na próxima terça-feira, dia 10 de fevereiro, nas contas do Ubuntu e da BQ nas redes sociais.

Desde já, sabe-se que o smartphone estará disponível apenas para compra online na loja da BQ por tempo limitado, através de vendas flash>, com um preço a rondar os 169,9 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.