A Google começou a distribuir a correção para um problema que nos últimos dias afetou os utilizadores do Chromecast, que deixaram de conseguir transmitir conteúdos de áudio e vídeo para os televisores, usando o dispositivo. Quando tentavam fazê-lo viam uma mensagem a indicar um erro de firmware.

Começámos a disponibilizar uma correção para o problema no Chromecast (2ª geração) e no Chromecast Audio, que ficará completo nos próximos dias”, pode ler-se na declaração oficial. “O seu dispositivo deve estar conectado para receber a atualização”, acrescenta-se.

O problema começou a ser reportado no último fim-de-semana, por clientes, e estará a afetar a segunda geração do dispositivo e o Chromecast Áudio. A Google não chegou a revelar a origem do problema, mas confirmou isso.

Utilizadores da plataforma em fóruns do Reddit têm comentado que a falha tem a ver com problemas na gestão de certificados de segurança, segundo o The Verge. Há quem diga que a Google deixou expirar o certificado de segurança do dispositivo e por isso quando este tentava ligar-se ao Chrome não tinha permissão porque não era identificado como seguro.

O The Register diz que uma das ações tomadas pela Google para resolver o problema passou pela transferência dos produtos para uma nova autoridade de certificação própria. Os dispositivos têm agora certificação garantida por pelo menos mais 20 anos, segundo a informação que consta deste certificado.

Para quem tentou fazer uma reposição de fábrica para resolver o problema, a Google diz que podem ainda existir problemas na reconfiguração do dispositivo. A empresa está a trabalhar numa solução e, claro, não aconselha o reset a quem ainda tem problemas.

A falha terá afetado utilizadores em diversas regiões do globo, incluindo na Europa.

O Chromecast foi lançado originalmente em 2013, antes das Smart TVs ganharem a importância e a quota de mercado que têm hoje, já que permite isso mesmo, transformar uma televisão normal numa televisão inteligente, se houver um smartphone/PC por perto com acesso a conteúdos que possam ser transmitidos para esse ecrã e uma ligação Wi-Fi. No ano passado a Google revelou que, em 11 anos, vendeu mais de 100 milhões de unidades do dispositivo.