Os planos da Google para se afirmar no mercado dos smartphones com um equipamento próprio não são propriamente uma novidade para os consumidores mais afoitos. Mas enquanto seria de esperar que o primeiro telefone da empresa ainda tardasse em chegar, o diário britânico The Telegraph noticiou este domingo que a empresa está a preparar-se para lançar o seu primeiro "all-Google smartphone" já este ano. 

Até à data, a empresa tem marcado a sua presença no universo dos smartphones com o sistema operativo Android e a linha Nexus, através da qual têm sido produzidos equipamentos em parceria com outras fabricantes (Motorola, LG, Huawei, etc.).

Mas no passado mês de abril a tecnológica de Mountain View deu um passo importante para a consagração da marca no que toca ao fabrico de equipamentos próprios com um investimento no seu próprio departamento de hardware e com a nomeação de Rick Osterloh, ex-presidente da Motorola, para a sua gestão.

De acordo com as declarações de uma fonte privilegiada ao The Telegraph, este novo smartphone deverá chegar já no final deste ano. Esta adição ao leque de equipamentos da empresa não deverá, no entanto, ser um ponto final para os Nexus. Sundar Pichai, CEO da Google, admitiu no passado mês de maio em entrevista à Recode que a empresa continua interessada em "trabalhar com outros fabricantes" da indústria móvel.

Um equipamento totalmente controlado pela empresa pode, no entanto, oferecer uma experiência totalmente orientada pela empresa, do design do equipamento às especificações e OS.

Atualmente, um em cada quatro smartphones no mundo "corre" um sistema operativo Android.