A Coolpad está no mercado desde 1993 mas até agora tinha apostado sobretudo no mercado OEM, produzindo equipamentos para outras marcas, e alguns até já chegaram a ter sucesso no mercado português, como o Vodafone Max. 

Agora a Coolpad quer apresentar-se na Europa com marca própria e está a investir em Portugal depois de ter registado sucesso nas operações da Europa Central e de Leste em 2015. Em janeiro a empresa entrou também nos mercados alemão, suiço, austriaco e espanhol.

A Ingram Micro é a parceira da Coolpad no mercado português e vai começar a colocar as primeiras unidades de smartphones em lojas de "retalhistas de referência", como a Media Markt ou a Fnac, numa fase posterior.

Os primeiros modelos a chegar às lojas portuguesas são o Coolpad Modena, em três cores, e o Coolpad Porto S, em duas cores, mas na próxima semana há mais novidades, com a chegada do Turino S.

À semelhança de outras marcas na mesma gama, a Coolpad aposta em modelos dual-SIM e características técnicas interessantes como processadores Qualcomm, ecrãs HD de 5 polegadas e suporte 4G,  para um preço baixo, com valores de 170 e 140 euros, com IVA, para o Modena e o Porto S. 

Outros modelos podem chegar em breve ao mercado português, mas a expectativa da nova aposta da Coolpad é também de alargar a presença no mercado em termos de retalho, mas a hipótese de abordar o mercado de operadores pode ser uma opção no segundo semestre deste ano.