A Apple apresentou esta segunda-feira o HomePod, um concorrente do Amazon Echo e do Google Home. No entanto, como a empresa alega, esta não é apenas uma coluna inteligente nem apenas um sistema de som sem fios. Como sublinhou na sua apresentação, este é um dos primeiros produtos a fundir as características de ambos os equipamentos, juntando sob um único terminal uma qualidade de som superior e os benefícios de uma assistente virtual.

Neste caso, a coluna vai funcionar em sincronização com o Apple Music e absorver todos os artistas e playlists gravadas na plataforma.

tek homepod

O controlo deste novo equipamento será feito oralmente, claro, e a Siri estará a ouvi-lo para lhe trazer tudo o que pedir. E não terá de ser apenas música. Como foi referido, este não é apenas um sistema de som, mas também um produto de assistência doméstica capaz de comandar outros aparelhos de IoT e de avançar com informações como o tempo, as notícias ou o tráfego.

O leque de comandos disponíveis neste sistema, no entanto, não se cinge a um leque pré-definido e limitado. A Apple afirma que a Siri será capaz de entender tudo o que lhe perguntar ao ponto de lhe poder dizer "quem é que está a tocar bateria?" na musica que está a reproduzir ou "qual era a música mais ouvida em maio de 2001?".

Para tudo isto, o HomePod integra seis microfones, um processador Apple A8, um woofer - também ele desenhado e desenvolvido pela própria Apple -, software de modelação de som, que assegura a reprodução de sons graves com o mínimo de distorção, e seis tweeters, cada um com o seu amplificador, que dão à coluna um controlo direcional sob o som.

tek homepod

Sublinha-se ainda a existência de uma tecnologia de reconhecimento espacial que agiliza a forma e a direção em que a música é reproduzida. Desta maneira, o HomePod conseguirá criar a melhor experiência acústica possível no espaço que está instalado, facilitando ainda o funcionamento em parelha com uma segunda coluna.

O HomePod vai chegar ás lojas no próximo mês de dezembro, com um preço de 349 dólares, mas só estará disponível nos Estados Unidos, Austrália e Reino Unido.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.