Depois de o revelar na China em maio, a Honor lança agora o seu mais recente smartphone no mercado internacional, num evento em Paris que o SAPO TEK esteve a acompanhar. Seguindo o foco numa estratégia mais humana, o Honor 90 foi feito para dar aos utilizadores novas possibilidades para se expressarem, realça a marca.

A configuração de câmaras, integrada em dois módulos circulares, está em destaque no smartphone. A câmara principal de 200 MP conta com um sensor de 1/1.4 polegadas. Há também espaço para um sensor ultra-wide de 12 MP, com campo de visão de 112º, um sensor de profundidade de 2 MP e, para as selfies, há uma câmara frontal de 50 MP.

Além de um novo modo retrato, com efeito bokeh e capacidade de 2x zoom, o smartphone dispõe de um conjunto de modos de vídeo desenvolvidos a pensar nos criadores de conteúdo. Os modos recorrem a inteligência artificial para ajudar, por exemplo, a reduzir o ruído e a criar vídeos em segundos para partilhar nas redes sociais.

Clique nas imagens para ver o novo Honor 90

O Honor 90 está equipado com um ecrã OLED quad curved de 6,7 polegadas e resolução de 2.664 x 1.200 pixels, com brilho máximo de 1.600 nits, suporte à gama de cores DCI-P3 e taxa de atualização de 120 Hz.

O ecrã recebeu a certificação "livre de cintilação" da TÜV Rheinland e suporta uma frequência de escurecimento PWM de 3.840 Hz, para uma experiência de visualização mais confortável e que tenciona ajudar a mitigar os riscos de problemas oculares. A funcionalidade de escurecimento dinâmico simula a luz natural e a tecnologia de ecrã noturno Circadian permite filtrar a luz azul.

No interior, o smartphone conta com um processador Snapdragon 7 Gen 1 da Qualcomm Accelerated Edition, que, segundo a marca, conta com uma GPU melhorada a 20% e um desempenho de IA 30% superior ao da geração anterior.

O smartphone, que chega com o MagicOS 7.1, baseado no Android 13, dispõe também de uma bateria de 5000 mAh, com suporte a carregamento rápido de 66 W, e com uma configuração RAM/armazenamento interno de até 12 GB / 512 GB.

Disponível nas cores Midnight Black, Emerald Green e Diamond Silver, descrita pela marca como um tom exclusivo, o Honor 90 conta com um preço de 599 euros, pela versão com 12 GB de RAM e 512 armazenamento interno, chegando ao mercado português no dia 1 de setembro.

O Honor 90 não chega sozinho: a versão Lite, com um preço mais "em conta" está equipada com uma câmara principal de 100 MP. A configuração traseira inclui também uma câmara ultra-wide e de profundidade de 5 MPe uma Macro de 2 MP. Já a câmara frontal tem 16 MP.

Clique nas imagens para ver o Honor 90 Lite

O ecrã de 6,7 polegadas dispõe de uma taxa de atualização adaptável de até 90 Hz e tem certificação Baixa Luz Azul da TÜV Rheinland, assim como escurecimento dinâmico e ecrã noturno Circadian, à semelhança do modelo standard.

O smartphone conta com um processador Media Tek Dimensity 6020 5G no interior, além de uma bateria de 4.500 mAh, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Através da tecnologia HONOR RAM Turno é possível transferir parte da memória flash para a RAM, aumentando-a para 13 GB.

O Honor 90 Lite, disponível nas cores Cyan Lake, Titanium Silver e Midnight Black, tem um preço de 299 euros e chega a 24 de julho. 

Ao SAPO TEK, Jesus Domingues, Product Manager da Honor Ibéria, explica que o Honor 90 Lite vai começar por estar disponível em Portugal através das NOS, MEO e Vodafone. De acordo com o responsável, a empresa está em negociações para que equipamento esteja disponível na semana de 24 de julho, ou na seguinte, na FNAC e no El Corte Inglês.

Em relação ao Honor 90, que chega mais tarde a Portugal, o equipamento também vai começar por estar disponível através das principais operadoras de telecomunicações, com as negociações em progresso para fazer chegar uma versão do smartphone aos canais de retalho.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização:18h02

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.