Depois de muito mistério mal guardado, a HTC apresentou ontem, 18 de julho, a versão mais compacta do One, o topo de gama da tecnológica de Taiwan. Com lançamento marcado para agosto em vários países selecionados, os portugueses vão ter que esperar até outubro para terem acesso ao HTC One Mini no mercado nacional.

A tecnológica oriental confirmou ao TeK que só no último trimestre do ano é que o dispositivo chega a Portugal por um preço de 499 euros. O HTC One, versão original do smartphone, está a ser comercializado pelas operadoras por 599 euros.

A versão Mini vem equipada com um ecrã Super LCD 2 de 4,3 polegadas com uma resolução de 1280x720 píxeis, contra o Super LCD 3 de 4,7 polegadas Full HD do One. O processador é de dois núcleos a 1,4Ghz contra os quatro núcleos a 1,7Ghz do modelo maior, a memória RAM e armazenamento interno também caíram para 1GB e 16GB respetivamente.

O HTC One Mini partilha algumas características com o seu "irmão" ao apresentar o mesmo design e construção em alumínio, o mesmo sensor fotográfico Ultrapíxel na parte traseira e o suporte para redes 4G. As duas colunas frontais com tecnologia BoomSound também estão asseguradas. O smartphone vai chegar com a versão 4.2.2 do Android, a mais recente até à data.

[caption][/caption]

Olhando para as especificações, é notória a diferença entre os modelos com prejuízo para o HTC Mini. Falta saber se os cem euros de diferença no preço são suficientes para cativar os utilizadores.

O lançamento de variantes do smartphone topo de gama é uma estratégia que tem sido adotada pelas fabricantes. A Samsung e a Sony já estão a trabalhar neste modelo de negócio, com os Galaxy S4 Active e Xperia Z Ultra a servirem de exemplo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico