Durante a apresentação do novo P30, a Huawei guardou para o final a revelação de alguns periféricos, acessórios e wearables, nos quais se destacam os óculos. A fabricante chinesa fez uma parceria com a fabricante Gentle Monster para o design de óculos, com modelos variados, desde os escuros para o sol, aos modelos com lentes graduadas. O objetivo foi criar óculos com o estilo mais normal possível, para que sejam “ainda mais bonitos que os convencionais”.

A diferença é que são inteligentes, herdando a tecnologia da Snapchat Spectables e o Google Lens. O novo smart eyewear é diferente dos smartphones e dos smartwatches, ao oferecer elementos de realidade aumentada aos utilizadores.

A Huawei pretende assim fundir estilo e moda com tecnologia, prometendo uns óculos robustos, compactos e minimalistas, valendo-lhe a certificação IP67, o que lhes confere resistência a pó e água. O wearable não tem qualquer botão de interação.

As hastes albergam toda a tecnologia necessária para se tornar um “agente secreto”. Contém a antena, a bateria, o altifalante alocado ao nível dos ouvidos, o processador, um microfone duplo e o módulo de carregamento. A marca destaca o sistema de microfone duplo, apontados para cima e para baixo, para uma maior perceção do som, recorrendo a inteligência artificial para cancelamento de ruído, para que a comunicação se mantenha fluída mesmo em locais com muitas pessoas. Mesmo os altifalantes foram colocados estrategicamente para reduzir a propagação do som para fora do sistema.

A acompanhar os óculos inteligentes, a fabricante oferece ainda o “primeiro carregador NFC contactless” em forma de bolsa para o wearable. Basicamente, basta guardar na bolsa o equipamento para este ser recarregado.

A Huawei não revelou o preço do seu Eyewear, mas estima um lançamento em julho, bem a tempo do verão.