São dois os novos relógios que a Huawei acaba de anunciar, com foco na saúde e bem estar e novidades na medição de indicadores de saúde. O Watch 5 e o Watch Fit 4 estão disponíveis em diferentes tamanhos e modelos, tirando partido de novos materiais mais resistentes e leves e de atualizações do sistema operativo HarmonyOS e a compatibilidade com o Android da Google e iOS da Apple.

Em Berlim, na apresentação no Velodrom, Andreas Zimmer, responsável de produto, diz que esta é mais do que uma evolução na linha de produtos wearable da Huawei. "É uma nova era de experiências inovadoras", garante

O Huawei Watch 5 é o protagonista de novos avanços na linha de smartphones que a marca tem vindo a desenvolver desde 2015, e que tem reforçado a monitorização de indicadores de desporto e saúde. Depois do Huawei D2, que é reconhecido como instrumento médico para monitorização contínua da tensão arterial e outros sinais vitais dos utilizadores, o Watch 5 traz uma nova tecnologia multissensorial, a X-TAP, que mete sete indicadores de saúde em menos de um minuto, através do contacto com a ponta de um dedo para recolher dados fisiológicos.

Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4
Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4

Este sistema soma-se ao modo tradicional de avaliar indicadores como o ritmo cardíaco, níveis de oxigénio e rigidez arterial, fazendo uma verificação rápida do estado geral, onde se conta também a saúde respiratória. O médico João Ramos, que esteve na pré-apresentação do relógio em que o SAPO TEK participou, diz que estes novos smartwatches são uma ajuda para controlar as doenças cardiovasculares e hipertensão, que têm grande prevalência entre a população, e garante que ficou surpreendido com a facilidade com que se podem fazer estas medições.

O interface foi simplificado e os indicadores de saúde que são recolhidos no teste são apresentados no ecrã do relógio, com um relatório completo e recomendações que podem ser apresentadas ao médico assistente, mas que são também um indicador geral com alertas para possíveis alterações de saúde.

Veja as imagens do Watch 5

Mas o Watch 5 traz também todas as outras funcionalidades de um relógio inteligente, com a possibilidade de receber notificações e mensagens, fazer e receber chamadas, mesmo sem o smartphone através de um eSIM, e medir o sono e o exercício físico, com 100 modos para diferentes atividades e mapas de 15 mil campos de golf.

Veja as imagens da apresentação em Berlim

Dois tamanhos, várias cores

A Huawei destaca o design mais afinado dos novos Watch 5 e materiais de maior qualidade e robustez para o relógio e as pulseiras, a contar com vidro de safira e estruturas em aço inoxidável e titânio, dependendo dos modelos, a combinar com um estilo mais aprumado. O Watch 5 está disponível pela primeira vez em tamanhos de 42 mm que se junta ao tamanho de 46 mm, e várias cores, num total de oito modelos, e há pulseiras em titânio dourado e cinza mas também em couro, textura de seda e textura de ganga.

Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4
Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4

Conta ainda com um ecrã mais luminoso, especialmente útil em situações de exterior, e dois modos de bateria, entre o modo standard e autonomia prolongada, para estender a utilização até 11 dias no caso do modelo de 46 mm ou 7 dias no de 42 mm. O carregamento rápido permite repor a carga em 60 ou 90 minutos, consoante o modelo.

Na utilização destacam-se também os novos gestos para controlar algumas funções, como atender chamadas, desligar ou suspender notificações, ou controlar a câmara. São potenciados por um novo NPU que interpreta os movimentos.

Não são muito discretos e exigem habituação, mas são uma novidade face á necessidade de tocar no ecrã ou nos botões.

Veja o vídeo:

Mais modos desportivos com o Huawei Watch Fit 4 e Fit 4 Pro

De ecrã quadrado, como os modelos anteriores, os novos Huawei Watch Fit 4 têm dois modelos, o normal e o Pro, ambos com foco na atividade desportiva e melhorias de funcionalidades. Mais leves e finos, os novos relógios têm um peso de 27 gramas e espessura de 9,5 mm no modelo Watch Fit 4 e é ainda mais reduzido no modelo Pro com 9,3mm, embora seja ligeiramente mais pesado. Parece um pormenor mas pode fazer diferença no dia a dia de quem leva a sério a prática desportiva.

A Huawei reforçou também a qualidade e resistência dos materiais com ecrã de vidro de safira resistente a riscos, uma moldura em titânio e corpo em alumínio. O ecrã tem um brilho máximo de 3.000 nits e alta definição para poder ser usado mesmo em condições de luz intensa.

Veja as imagens do Huawei Watch Fit 4 e Fit 4 Pro

Em temos de modos de desporto pode contar com um novo sensor de pressão atmosférica e sete novos modos desportivos, assim como melhoria da precisão de localização com GPS. Suporta também mapas offline e permite navegação ponto a ponto e modo de trail running.

No golfe e no mergulho a Huawei adicionou também novidades, com o suporte a mais de 15 mil mapas de campos de golfe em todo o mundo e um relatório de meia pontuação, assim como um modo de mergulho livre que pode ir até 40 metros de profundidade.

Huawei Watch Fit 4 e Fit 4 Pro
Huawei Watch Fit 4 e Fit 4 Pro créditos: Huawei

Mesmo que sem as novidades do Watch 5, não foram esquecidas as verificações de indicadores de saúde, como a variabilidade da frequência cardíaca ou a respiração durante o sono, com alterações que podem indicar a apneia do sono ou mudanças de padrões. 

Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4
Apresentação Huawei Watch 5 e Watch Fit 4

Os novos relógios vão chegar hoje à loja da Huawei e aos retalhistas no final de maio. O Watch 5 tem preços a partir de 449 euros para as versões em preto de 46 mm e verde e branco de 42 mm, subindo para 549 nas versões castanho e azul púrpura de 46 mm e bege de 42 mm. Os modelos mais “afinados” em Titânio cinza (46mm)  e Titânio dourado (42 mm) vão custar 649 euros. No lançamento a Huawei oferece os auriculares FreeBuds 6i e uma bracelete.

No Watch Fit 4 os preços começam nos 169 euros no modelo base e sobem para 279 euros no Watch Fit 4 Pro. Como ofertas de lançamento a Huawei inclui um desconto de 20 ou 30 euros, respetivamente, e a oferta de uma bracelete.

Nota da redação: O SAPO TEK viajou para Berlim a convite da Huawei