Atenção concorrência: a Sony está muito forte no segmento dos videojogos. A empresa tem apostado na criação de um ecossistema de gaming que agora estende-se de vez até aos dispositivos móveis. Os novos equipamentos topo de gama da tecnológica japonesa, o smartphone Xperia Z3 e o tablet de oito polegadas com o mesmo nome, são agora capazes de executar a função de jogabilidade remota. Quer isto dizer que é possível jogar jogos da PlayStation 4 num telemóvel.

O TeK passou pelo stand da Sony e decidiu experimentar o conceito para saber se entrega a mesma qualidade que é conseguida no Remote Play através da PlayStation Vita.

E no geral fica uma impressão muito boa daquilo que a Sony está a desenvolver. O único jogo que estava disponível era o Knack - uma aventura de plataformas -, o que acabou por ser limitador. Seria interessante ver qual o desempenho de um Watch Dogs ou de um Infamous: Second Son. À partida não deverão haver problemas de maior, mas estes são jogos mais exigentes a nível gráfico. Numa outra ocasião voltaremos a esta análise.

Mas quanto ao Knack, o jogo correu sem problemas tanto no smartphone como no tablet. A jogabilidade não se desenrola de forma tão fluída como no televisor, mas isso também já não acontecia na Vita - mas a diferença de fluidez nunca é significativa para pôr em causa a experiência do jogo.

O atraso para o que está a ser dado na TV e aquilo que aparece no telemóvel é quase nulo, significando isto que o processamento do jogo e a transferência do mesmo via Wi-Fi para os dispositivos móveis são feitos de forma muito satisfatória.

Todo o jogo pode e deve ser controlado através do DualShock 4 e a pensar nisto a Sony criou um pequeno periférico que permite segurar o smartphone ou tablet diretamente no controlador. Aqui na IFA fala-se num preço a rondar os 20 euros para este acessório - um valor grande para o periférico que é, mas justo sabendo que o jogador vai ganhar na ergonomia.

O TeK encontrou outra vantagem no Remote Play via smartphone ou tablet: a qualidade dos ecrãs. Apesar de a Vita ter um ecrã de qualidade, as resoluções Full HD que existem nos dois Xperia Z3 conferem mais detalhe ao jogo. Já para não falar no facto de que a qualquer momento, o utilizador pode pegar nos dispositivos móveis e usá-los para aquilo que foram feitos.

Sabendo que a Sony já tem dez milhões de PlayStation 4 vendidas, esta é uma novidade e funcionalidade que seguramente vai ajudar a empurrar as vendas dos Xperia Z3. Neste momento já muitos gamers da PS4 estão a fazer contas à vida para saberem quando podem investir num novo telemóvel.

É uma pena no entanto que o Remote Play esteja para já confinado à mesma rede, isto é, consola e dispositivo móvel têm que estar sob o mesmo Wi-Fi. Pelo que deu para perceber, esta é uma limitação que será temporária - e aí é que serão "acordados" todos os poderes deste ecossistema que a tecnológica nipónica está a criar.

No fim ficam duas questões: o que é que a concorrência vai fazer - a Microsoft também tem um ecossistema móvel - e o que é que vai acontecer à PlayStation Vita? O caso da consola portátil é uma questão ainda mais pertinente pois um dos grandes motivos exclusivos para a sua compra era justamente a jogabilidade remota, algo que a Sony deixou cair conscientemente - ainda que o preço dos equipamentos seja significativamente diferente. Há muito que se tem falado numa morte prematura para a PS Vita e este pode ter sido mais um prego no caixão que está a ser construído na opinião pública.

Se quiser saber como é a IFA "por dentro", veja a próxima página onde pode encontrar uma fotogaleria com imagens de alguns stands das marcas que por lá marcam presença. Veja também um resumo daquelas que têm sido as novidades de uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

A IFA por dentro

- Smartphones conquistam mais espaço na feira de eletrónica de consumo
- Samsung quer pôr sala de estar "às curvas"
- Conheça a proposta da Panasonic para a casa do futuro
- Sete é o número mágico dos novos produtos da Huawei
- Philips reforça presença do Spotify no terreno do áudio e vídeo tradicional
- Todas as novidades da Toshiba
- Tablets, telemóveis e televisores seguiram na mala da Sony até Berlim
- Realidade virtual da Samsung passa por parceria com a Oculus
- Acer renova gama de tablets e smartphones
- Samsung mostra Galaxy Note 4, Note Edge e novo Gear S
- Lenovo apresenta tablet e computadores de jogos

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.