A quota da Apple no mercado dos tablets caiu pelo segundo trimestre consecutivo entre outubro e dezembro de 2012 e baixou cerca de 8% relativamente a igual período de 2011. As vendas do iPad aumentaram 48,1% no espaço de um ano, para os 22,9 milhões de unidades vendidas, mas as restantes marcas também tiveram um último trimestre forte.
Segundo o relatório preliminar da IDC, a Samsung cresceu 263% entre o último trimestre de 2011 e o do ano passado, com as vendas a saltarem de 2,2 milhões de dispositivos para os 7,9 milhões. A linha Galaxy e a procura pelos tablets com Windows 8 ajudaram a empresa sul-coreana a estabelecer-se como a marca número dois a nível mundial na venda de tablets.
Na terceira posição aparece a Amazon. Mesmo sem revelar números relativamente à venda dos Kindle Fire, a IDC estima que a empresa de Jeff Bezos tenha vendido cerca de seis milhões de tablets no trimestre festivo, num aumento anual de 26,8%. Mas também a gigante do retalho sentiu o peso da concorrência ao perder cerca de quatro pontos percentuais na quota de mercado, fixando-se atualmente nos 11,5%.
A Asus foi a fabricante que mais cresceu em comparação com os últimos três meses de 2011, subindo mais de 400% na venda de tablets. A parceria com a Google para o Nexus 7 foi sem dúvida o fator determinante, mas os equipamentos híbridos com Android e Windows 8 também ajudaram a empresa de Taiwan a conquistar um lugar de relevo:
[caption][/caption]
Destaque ainda para a Microsoft que foi incapaz de entrar na tabela das marcas com mais tablets vendidos devido ao fraco desempenho dos Surface. A curta linha de distribuição e que só a 14 de fevereiro chega a mais países como Portugal, ditaram vendas estimadas em 900 mil unidades, menos do que a Barnes & Noble conseguiu com a linha Nook.
"Não há dúvida de que a Microsoft está na corrida dos tablet a longo termo. Contudo, os dispositivos baseados nos novos sistemas operativos Windows 8 e Windows RT falharam em conseguir uma base de utilizadores no trimestre de lançamento, e a reação aos Surface com Windows RT foi no mínimo silenciosa", comentou em comunicado um dos analistas da IDC, Ryan Reith.
Num panorama geral o mercado dos tablets cresceu 75,3% relativamente a 2011 e 74,3% numa comparação com o terceiro trimestre de 2012, ficando em linha com as expectativas da consultora. O período de festas e a queda nos preços médios por produto são as razões apontadas pela IDC para justificar o forte crescimento registado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários