A família de smartphones iPhone 13 chegou às lojas em setembro deste ano. À medida que a Apple continua a ter dificuldades em dar resposta à procura pela sua mais nova linha de equipamentos, encontrar um iPhone 13 em segunda mão a um preço mais “em conta” é uma tarefa complicada.
De acordo com um novo estudo, os mais recentes modelos de iPhone não desvalorizaram tanto quanto os anteriores, algo que pode ser explicado pela combinação de uma elevada procura com a crise de escassez de componentes que a indústria tecnológica está a enfrentar.
Clique nas imagens para mais detalhes
Os dados compilados pela SellCell, que analisou os preços do iPhone 13 em 45 vendedores de equipamentos em segunda mão, comparando-os com informação relativa ao iPhone 12 e 11, revelam que o novo smartphone da Apple registou uma desvalorização de 25,5% do seu custo original ao longo dos dois primeiros meses após o seu lançamento.
Por contraste, o valor é 19,1% mais baixo do que a desvalorização que foi registada pelo iPhone 11 e 15,5% mais baixo do que aquela que foi verificada no caso do iPhone 12. Segundo os dados, o iPhone 13 perdeu 24,9% do seu valor no primeiro mês depois do lançamento. Toda a gama perdeu uma média de 0,6% no segundo mês em comparação com o primeiro.
Note que existem alguns modelos de iPhone 13 cujo preço valorizou de novo durante o período em análise, tal como sucedeu no caso das versões com 1 TB, 512 GB e 128 GB de armazenamento do iPhone 13 Pro Max.
A análise de SellCell indica que, desde que a Apple continue a ter dificuldade em dar resposta à procura pelos seus novos smartphones, é provável que o preço não desvalorize de forma muito mais significativa. Além disso, se a crise dos chips amainar, espera-se o iPhone 14 não registe uma tendência semelhante.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
AI Skills 4 All é o novo curso online gratuito da Microsoft para saber usar a Inteligência Artificial -
App do dia
Pronto para libertar o seu artista interior? Experimente esta app com inteligência artificial -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários