6,7 e 6,1 polegadas: estas são as duas medidas de ecrãs dos modelos standard e Pro que a Apple está a apresentar no Apple Event, que o SAPO TEK está a acompanhar.
A Apple promete mostrar mais informação no ecrã, seja para jogos ou outras aplicações. Todos os modelos têm ecrãs com 1.200 nits de brilho e 2.000.000:1 de contraste. Os ecrãs têm um escudo de cerâmica para proteção e são à prova de pó e água. Tim Cook garante que agora a bateria vai durar o dia inteiro e que todos os modelos têm a mesma bateria.
Veja as imagens
O novo smartphone tem o processador A15, com um CPU de 6 núcleos e 6 núcleos neurais e um processador de sinal de imagem. O iPhone 14 tem também câmaras renovadas e melhorias na captação de imagens em baixa luminosidade. A Apple diz que é duas vezes melhor do que o iPhone 13 nestes ambientes.
A câmara principal de 12 MP com OIS Sensor-Shift, prometendo cores mais vibrantes, texturas e 49% mais brilho. A câmara frontal também uma câmara selfie de 12 MP e autofoco pela primeira vez, inserido no já habitual notch.
A Apple promete capturas em ambientes com baixa iluminação, com lentes mais avançadas, Apple Silicon e software mais inteligente. O seu sistema neural promete combinar várias fotografias para compor uma melhorada.
O Photogenic engine melhora todas as funcionalidades das câmaras dos modelos anteriores em 2X. No vídeo, promete um novo sistema de estabilização para imagens em movimento, dispensando um gimbal.
Quanto à conetividade, os equipamentos têm 5G e eSIM melhorado, sendo mais fácil de o ligar à rede, descartando o SIM físico. Podem transferir rapidamente os seus planos de comunicação e até a possibilidade de instalar diferentes eSIMS.
Os modelos nos Estados Unidos dispensam dessa forma os cartões físicos e a própria bandeja do cartão, graças aos acordos com as principais operadoras de telecomunicações.
O sistema de deteção de acidentes do smartwatch também está no iPhone 14. O smartphone consegue contactar em situações de emergência por satélite, funcionalidade que o novo Huawei Mate 50 também anunciou.
Os modelos standard do iPhone 14 custa 799 dólares com lançamento no dia 16 de setembro e a versão Plus chega no dia 7 de outubro por 899 dólares.
Todas as inovações reservadas para o iPhone 14 Pro
Tim Cook ainda tinha mais algumas surpresas no bolso, incluindo as versões PRO do iPhone 14, com um design diferente e novas cores. A frente tem um sistema triplo de câmara muito pequeno, recortado no ecrã, libertando finalmente o notch.
Este espaço é também dedicado ao sistema de notificações, mostrando mais espaço no ecrã. Chama-se Dynamic Island para ser adaptativo em diversas formas, animações e transições. Esta "ilha" expande-se mediante as notificações, seja o carregamento, mute, Air Pods conetados, etc.
As informações pretendem ser suaves, não incomodando os utilizadores. Quando ouve música ou faz chamada tem os respetivos comandos. A pequena ilha parece realmente dinâmica e os programadores podem utilizar o sistema para adaptar às suas aplicações das formas como entenderem.
Os ecrãs da versão Pro têm o mesmo tamanho das restantes versões, 6,1 e 6,7 polegadas para a versão standard e Max. O sistema Always-On Display foi confirmado, com informações no ecrã sem a necessidade de ligar o smartphone, utilizando pouca energia.
O smartphone é alimentado pelo chip A16, com 16 mil milhões de transístores num processo de 4 nm, um processador que a Apple diz que nenhuma outra fabricante conseguiu igualar. Consome menos 20% que a anterior versão. Conta ainda com um novo sistema neural e um GPU de 5 núcleos para jogos. O Display Engine tem ecrã com 120 Hz de taxa de refrescamento.
Quanto ao seu sistema de câmaras, o iPhone 14 Pro tem um sensor principal de 48 MP, 65% maior que o modelo anterior e com OIS de segunda geração. O sensor de quatro pixels adapta-se às fotografias, agrupando os quatro pixels num com maior qualidade.
A câmara principal melhora em 2X a iluminação quando comparado com o modelo anterior. Os fotógrafos podem aceder ao modo ProRAW a uma resolução de 48 MP, obtendo maior flexibilidade de edição.
A segunda câmara ultra grande angular tem 12 MP, prometendo uma melhoria de 3X em locais menos iluminados, assim como a capacidade de captar imagens macro com todos os detalhes. Pode gravar vídeos a 4K com maior fluidez.
Os novos iPhone versão Pro chegam às lojas no dia 16 de setembro, com um preço de 999 dólares para a versão Pro e 1.099 para o Pro Max.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 20h33
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários