Como sempre a Apple guardou para o fim a apresentação do novo iPhone, que Tim Cook quer que tenha maior impacto na vida das pessoas. E isso faz-se, diz, com a Apple Intelligence que integra pela primeira vez um smartphone da marca. No Apple Event o CEO da empresa afirma que o iPhone 16 é agora mais produtivo e promete elevar a barra do que os smartphones da Apple conseguem fazer.
O iPhone 16apresenta um look mais colorido e brilhante, utilizando processos de construção mais duráveis, à prova de água e pó, mais 50% mais resistentes que o primeiro modelo lançado. Promete 2.000 nits de uso no brilho e 1 nit no escuro. Tem 6,1 polegadas e 6,7 polegadas na versão standard e Plus, respetivamente. Pode utilizar o iPhone para destrancar o carro.
Veja as imagens
O botão dedicado à câmara fotográfica permite fazer zoom deslizando o dedo. O botão salienta ainda as funcionalidades inteligentes da câmara. O processador Apple Silicon está no coração da Apple Intelligence diretamente do equipamento.
O novo processador A18, salta uma geração e tem 16 núcleos, sendo duas vezes mais rápido que as máquinas de machine learning. Promete dessa forma ser mais rápido a gerar IA com o processador de 3 nm. Tem CPU de seis núcleos, sendo 30% mais rápido que o A16 Bionic do modelo anterior. Tem um GPU com seis núcleos, sendo mais rápido que o anterior, consumindo menos 35% que a geração anterior.
O sistema Apple Intelligence está no coração do iPhone 16, compreendendo o contexto pessoal dos utilizadores, na utilização do dia-a-dia, a nível de software e hardware. Os modelos foram construídos pela Apple, adaptando-se dinamicamente à utilização de cada um. Tem ainda acesso à Private Cloud da Apple, servidores construídos para este efeito para proteger as informações do utilizador. Os dados nunca são guardados, mas apenas utilizados e acessíveis pelo utilizador. A inteligência da Apple é alimentanda por energia neutra de carbono.
Veja o vídeo do iPhone 16 Pro:
Em termos de funcionalidades, a IA permite "polir" textos rapidamente, transformando o mesmo texto para contextos diferentes, seja para enviar a um chefe ou membro da família. Pode gerar emojis e imagens de raiz com a IA para ilustrar as conversas no messenger, por exemplo. Reviver memórias, fotografias que captou há muito tempo, mas não se lembra onde ou quando. Basta algumas palavras-chaves daquilo que se lembra para o sistema encontrar rapidamente as fotos e vídeos que sejam relevantes para o que procura.
As funcionalidades são integradas na atualização gratuita do iOS 18 em outubro, mas só em inglês. A Apple está a preparar também adaptação para várias línguas, incluindo chinês e espanhol, mas o português não está na lista.
Para os Estados Unidos as versões do iPhone 16 e iPhone 16 Plus mantêm-se nos 799 e 899 dólares, mas os preços não estão ainda disponíveis para Portugal. O smartphone chega às lojas em cinco cores, preto, branco, rosa, verde e azul.
Mais inteligência com a Siri
As notificações e emails podem ser rapidamente resumidos, ajudando os utilizadores a encontrar as mensagens mais relevantes. Foi prometida uma Siri mais inteligente, que entende o que o utilizador diz, mesmo quando se engana e se corrige. Também ajuda a encontrar fotografias em duplicado na biblioteca para limpar o espaço.
Faz ainda recomendações e tem novas funcionalidades contextuais, tudo a partir de contextos detetados pela Siri para oferecer aos utilizadores. A beta em inglês da nova Siri chega no próximo mês, como se esperava, esperando-se mais línguas nos próximos meses e no próximo ano. O português não consta para já na lista das línguas suportadas pela Siri.
Veja o vídeo do iPhone 16 standard:
O novo botão da câmara também serve cpara a "inteligência visual", como um Google Lens. Basta apontar a câmara a um restaurante e premir o botão para receber informações daquilo que captou. Apontando a câmara a um cão, premindo o botão, pode saber rapidamente a raça do mesmo pode utilizar o Google para pesquisar ou o ChatGPT. Esta funcionalidade chega mais perto do final do ano através de uma atualização.
Ainda sobre o botão Camera Control, a Apple diz que vai ser fácil de usar. Um clique e abre a câmara, e outro capta rapidamente uma foto. Os sensores conseguem identificar os clique leves ou pressões mais longas, garantindo o foco. Ao premir levemente pode deslizar o dedo para fazer zooms. Pode conjugar as pressões do botão para aceder a mais controlos.
O iPhone 16 tem uma câmara principal de 48 MP, prometendo captar todos os efeitos das imagens, combinando em imagens reais de 24 MP. A telefoto tem 12 MP com zoom 2X. Conta ainda com uma câmara macro. De notar que a composição do módulo permite criar imagens estereoscópicas para captar fotos e vídeos 3D para utilizar no headset de realidade virtual.
O iOS 18 contém mais opções de organização da biblioteca de imagens. Pode organizar por temas, pelas pastas que utiliza mais periodicamente. E ainda, pode apagar rapidamente objetos indesejados das imagens.
A18 no centro das novidades
O novo processador tem um um esquema termal restruturado para que durante o gaming possa manter-se mais refrescado e ter 30% melhor performance. O ray tracing está 5X mais rápido que a geração anterior. A Apple diz que os jogos AAA que chegaram ao iPhone 15 estão disponíveis, como o Assassins Creed e o Resident Evil 4. A empresa anunciou o Honor of Kings Worlds, otimizado para o iPhone 16, a nível de cores e iluminação, assim como a capacidade de ver mais profundidade do cenário. O jogo chega ao iPhone 16 no próximo ano, estando mais títulos AAA prometidos.
O A18 garante ainda melhor performance de bateria. Também pode ligar o vídeo quando liga para a linha de emergência. Tem funcionalidades de satélite, permitindo enviar mensagens aos contactos, para já nos Estados Unidos e Canadá. Chegou a Portugal o envio da localização via satélite.
IPhone Ultra "o melhor iPhone de sempre"
Relativamente aos modelos Pro, também há novidades, incluindo a sua construção com Apple Intelligence na sua raiz e o chip A18 Pro. Tem um novo design, com inovações no interior e exterior, diz a marca. Tem ecrãs 6,3 e 6,9 polegadas na versão Pro e Pro Max, respetivamente. Confirma-se assim os ecrãs maiores, com construção em titânio de nível 5. Promete ser mais resistente a riscos. E tem quatro cores: cinzento claro e escuro, titânio e um dourado.
Nas funcionalidades da Apple Intelligence, muitas das funções das versões base são ainda mais aprofundadas. O processador A18 Pro é construído com a técnica de 3 nm, prometendo 16 núcleos de NPU com 35 biliões de operações por segundo, tendo 17% melhor bandwith. Tem um GPU de 6 núcleos, prometendo jogos AAA ainda mais detalhados. CPU de 6 núcleos promete uma melhor performance que o A17 Pro. Tem novos processadores de imagem para acelerar a codificação dos vídeos.
Tem uma câmara de 48 MP Fusion, prometendo imagens em RAW. Tem ainda uma ultra grande angular de 48 MP, que serve também de macro. As câmaras tetaprism estão disponíveis nas duas versões Pro do iPhone 16. O botão de captura também funciona como autofoco, numa pressão mais alongada.
Os modelos Pro continuam a querer competir com os efeitos de Hollywood e apresenta a capacidade de captar a 4K em 120 sequências em câmara lenta. Pode capturar com qualidade Dolby Vision nas capacidade do equipamento.A Apple refere que o botão Camera Control assume novas funcionalidades inteligentes no domínio do vídeo.
O smartphone tem ainda quatro microfones integrados, de qualidade de estúdio, para redução de ruído. O Áudio Mix permite separar os sons das vozes dos sons de mundo, isolando cada som. No final do ano chegam os Voice Memos, para poder gravar uma nova faixa em cima de uma outra pista de música. Enquanto reproduz uma música pode cantar por cima, registando de forma isolada em outra faixa. Um recurso essencial para músicos que se lembram de alguma letra em movimento e a queiram registar rapidamente.
Há novidades na oferta do MagSafe, com um novo carregamento sem fios mais rápido.
Os novos smartphones estão em pré venda e chegam às lojas a 20 de setembro. Em Portugal o iPhone 16 começa nos 989 euros, com o iPhone 16 Plus a custar 1.139 euros. A versão Pro do iPhone 16 vai custar 1.249 euros para a versão de 6,3 polegadas e o iPhone 16 Pro Max começa nos 1.499 euros.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários