
As câmaras dos modelos topo de gama de fabricantes como a Huawei, Oppo e Samsung já se encontram a um nível próximo de profissional. As suas capacidades de zoom, estabilizador e qualidade de imagem têm aumentado, muito graças às parcerias com especialistas em ótica fotográfica como a Zeiss ou a Hasselblad e o investimento que as fabricantes têm feito na tecnologia de fotografia.
Com lançamento previsto para setembro, a Apple poderá apresentar uma remodelação do módulo fotográfico dos seus modelos mais caros, o iPhone 17 Pro e o Pro Max. Segundo os mais recentes rumores, estes modelos de topo poderá oferecer capacidade de zoom ótico de 8X, mas também a adição de um botão adicional dedicado à câmara fotográfica. Além do hardware, o software da câmara também poderá oferecer opções profissionais para elevar a qualidade de imagem.
Veja as imagens na galeria:
As novidades chegam do Macrumors, alegando uma fonte anónima ligada ao assunto. A câmara telefoto receberá assim uma atualização da capacidade de 5X dos modelos iPhone 16 Pro para 8X na próxima geração. A informação é que as lentes podem mover-se, permitindo um zoom ótico contínuo em diferentes medidas de foco. Sobre o botão adicional para controlo da câmara, este poderá estar no topo lateral, permitindo um atalho de acesso rápido à aplicação. É apontado como complemento e não substituto ao já existente Camera Control Button. O módulo fotográfico poderá ter câmaras de 48 MP na traseira.
Relativamente à aplicação da câmara, esta foi remodelada com funcionalidades para fotografia e vídeo, sendo apontada para concorrer com as apps de terceiros como a Halide, Kino e Filmic Pro, que os utilizadores mais exigentes acabam por utilizar em detrimento da oferta da Apple. Ainda não se sabe se esta aplicação será transversal a todos os modelos do iPhone 17 ou apenas nas versões Pro. Há também a dúvida se esta aplicação foi criada de raiz ou se é uma grande atualização à app Final Cut Camera que já está disponível nos modelos atuais. Outros rumores apontam para a possibilidade da aplicação permitir utilizar em simultâneo a câmara frontal e traseira nas gravações em vídeo.
De recordar que já circulavam imagens do eventual design do iPhone 17, incluindo a nova versão Air, em que o módulo passa a ocupar a traseira lado a lado em forma retangular, em vez da pequena área quadrada. Estas versões do iPhone 17 são, muito provavelmente, “dummies”, ou seja, modelos físicos que são construídos para mostrar aquele que poderá ser o design do smartphone. Estas servem de teste de design, mas também como modelo para a construção de acessórios, como capas e estojos.
Alguns rumores têm indicado que as ilhas dinâmicas vão ficar mais pequenas nos modelos Pro do iPhone 17. Outros dizem que não existirão mudanças a este nível na próxima geração do iPhone e outros ainda, nomeadamente os mais recentes, garantem que a Apple vai redesenhar as ilhas dinâmicas para todos os modelos do iPhone 17.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
PolyLia desafia-o a aprender novas línguas enquanto se diverte com amigos -
Site do dia
Vende produtos usados na Vinted ou outras plataformas? Esta ferramenta realça as imagens -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários