Os dois últimos telemóveis da Apple, o iPhone 5 e o iPhone 4S, lideraram as vendas por modelo de smartphone no último trimestre de 2012. As vendas dos dois dispositivos aumentaram nos últimos três meses do ano passado enquanto o Galaxy S III da Samsung viu os níveis de comercialização baixarem.

O iPhone 5 vendeu entre outubro e dezembro cerca de 27,4 milhões de unidades, quando no trimestre anterior tinha vendido seis milhões de unidades, segundo as estimativas da Strategy Analytics. O mais recente telemóvel da marca da maçã vendeu mais dez milhões de unidades que o segundo modelo mais vendido, o iPhone 4S - que mesmo tendo sido lançado em outubro de 2011, aumentou as vendas em 800 mil unidades.

Em termos de percentagens, o iPhone 5 correspondeu sozinho a 13% das vendas totais de smartphones no último trimestre, enquanto o modelo 4S arrecadou 8% das comercializações feitas a nível global. Esta foi também a primeira vez que o novo topo de gama da Apple conquistou o título de smartphone mais vendido num semestre - muito por causa do lançamento tardio e já no final do terceiro trimestre de 2012.

A liderança dos dispositivos da empresa de Cupertino é atribuída à ampla rede de distribuição que possui e ao suporte dado por centenas de operadoras de telecomunicações. Os dois modelos juntos corresponderam a mais de 20%, um valor que impressiona dado o preço a que os dispositivos são vendidos, escreve em comunicado a empresa de análise.

O Galaxy S III acaba por ser o grande derrotado. Mesmo com vendas de 15,4 milhões de unidades ficou a uma distância considerável da concorrência. Em comparação com o segundo trimestre de 2012 foram vendidos menos 2,6 milhões de equipamentos. Parece assim que o ciclo de vida do Galaxy S III precisa de ser renovado, e algumas informações não confirmadas garantem que a nova geração do topo de gama da Samsung pode chegar já a 14 de março.

[caption]Strategy Analytics Q4 2012[/caption]

As restantes fabricantes, onde se incluem a Sony, Nokia, HTC, LG, Huawei e ZTE, entre outras, venderam 156,8 milhões de smartphones, o que perfaz um total de 217 milhões de telemóveis "smart" só nos últimos três meses do ano passado.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.