Depois de vários anos de estreias constantes, a LG anunciou que vai deixar de lançar smartphones topo de gama a um ritmo anual. Tal como as maiores empresas desta indústria, a tecnológica sul-coreana tem feito por desenvolver modelos de topo para renovar as suas linhas todos os anos, mas a dificuldade em atingir posições de liderança neste mercado vai fazer com que a empresa altere a sua estratégia.

As suspeitas confirmam-se: o LG G6 não está a ser um sucesso de vendas
As suspeitas confirmam-se: o LG G6 não está a ser um sucesso de vendas
Ver artigo

De acordo com Cho Sung-jin, vice-presidente da gigante tecnológica, a LG vai deixar de apresentar um novo telemóvel das gamas G e V anualmente, transitando para um sistema de lançamentos livre de qualquer compromisso cronológico. Segundo o responsável, os smartphones serão agora lançados “quando for necessário”.

Antes desta decisão, a LG lançava um smartphone da linha G por altura da primavera, e um da gama V no outono. O ciclo era semelhante ao da Samsung e ao das suas gamas S e Note.

Os resultados da tecnológica sul-coreana podem ser a primeira justificação para esta mudança. Nos últimos anos, os flagships da empresa têm chegado ao mercado sem grandes ações de marketing por trás e com características que são rapidamente ultrapassadas pela concorrência, deixando a LG numa posição de desvantagem para com os restantes atores do mercado. Estes fatores têm tido peso no departamento móvel da marca, que registou perdas pelo 11º trimestre consecutivo.

Não é certo que esta nova estratégia venha a afetar o LG G7.