Albert Gajšak é um jovem inventivo que em 2017, ainda com 18 anos, lançou com grande sucesso uma campanha no Kickstarter para o projecto educacional de uma consola de 8-bit, baseada em Arduino. O valor do objectivo foi superado em mais de 10 vezes. O jovem empreendedor está de regresso com um novo projecto na plataforma de crowdfunding, o MAKERphone.
Ambos os conceitos dos projectos são semelhantes e incentivam os utilizadores a aprenderem a montar os dispositivos, neste novo caso um telemóvel, através dos componentes electrónicos que estão na caixa. O MAKERphone não pretende competir com os modelos topo de gama, até porque o custo do kit ronda os 90 dólares, mas procura sim estimular a criatividade dos utilizadores em construir algo verdadeiramente único para si.
O dispositivo é igualmente baseado em Arduino, e através das instruções e dicas disponibilizadas no seu site oficial e livros de instruções, os utilizadores irão certamente aprender um pouco sobre programação em sistemas como Python e Scratch, e claro, noções de electrónica.
O telemóvel faz chamadas e envia mensagens, mas também corre aplicações de vídeo e áudio, assim como jogos, tais como Pong, Snake ou Invaders. Todas as tampas do equipamento podem ser caracterizadas pelos utilizadores.
Quando lançou o MAKERbuino, o jovem estudava e tinha iniciado a campanha no Kickstarter para ver “no que dava”. Hoje opera uma startup auto-sustentável com sete empregados. O objectivo de angariação para o novo projecto é de 15.000 dólares, mas com mais de 40 dias para o final, já obteve dois terços do valor e o apoio de mais de 100 "bakers".
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários