São três os novos smartphones da Microsoft que vão chegar ao mercado português entre o final de fevereiro e início de março. O mais "caro" do trio, o Lumia 535, vai custar 149,90 euros, enquanto o mais barato, Lumia 435 vai situar-se nos 89,90 euros. Pelo meio há o Lumia 532, a 99,90 euros, mas acabam todos por apostar no design colorido para tentarem apelar aos mais jovens.

A aposta no mercado de baixa gama é justificada pelo facto de a Microsoft considerar que é aquele que vai ter um maior crescimento nos próximos anos, mas também porque o seu mercado dos topo de gama já têm uma oferta completa.

As especificações dos três equipamentos são modestas, mas prometem ser suficientes não só para executar com fluidez o Windows Phone 8.1, como ficou garantido que estes produtos "estão aptos para receber o Windows 10", garantiu o responsável de dispositivos móveis da Microsoft Iberia, Luís Peixe.

Assim no Lumia 535 o destaque vai para o ecrã de cinco polegadas, para as duas câmaras fotográficas de cinco megapíxeis e para o processador de quatro núcleos a 1,2Ghz. O Lumia 532 só perde no tamanho do ecrã, que é de quatro polegadas, e no facto de não ser tão orientado como um "selfie phone". Já o Lumia 435 é o menos ambicioso dos três equipamentos, sendo o ecrã de quatro polegadas, o sensor fotográfico principal apenas de dois megapíxeis e o processador ficar-se pelos dois núcleos.



Todos os modelos têm em comum o facto de suportarem para dois cartões SIM, uma característica na qual a Microsoft tem apostado bastante.



Em Portugal a empresa continua focada no crescimento e o Windows Phone está muito perto de atingir uma quota de mercado de 10%, como revelou o responsável à imprensa. No entanto o próximo objetivo é evoluir para os 15% "o mais rapidamente possível" e a longo prazo conseguir uma quota estabelecida de 25%, valores apontados pelo diretor-geral da tecnológica, João Couto, que admitiu no entanto que esta última meta é "aspiracional".

O executivo Luís Peixe revelou ainda que os modelos Lumia 630 e 530 foram os mais populares na reta final de 2014 - sobretudo por serem atrativos no preço -, mas a Microsoft continua a ter o segmento de gama alta na mira.

E por este motivo é que a empresa vai trazer para Portugal as versões douradas dos Lumia 930 e 830, dois dos equipamentos que mais se destacam no alinhamento da tecnológica. Além do design os smartphones não apresentam grandes novidades, mas acompanham assim uma tendência dourada que já foi seguida por marcas como a Apple, Samsung e HTC.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.