(atualizada) O Blackphone deixou todos na expectativa depois de ter prometido ser forte numa área onde muitas preocupações recaem atualmente: na segurança. O smartphone que é fruto de uma parceria entre a suíça Silent Circle e a espanhola Geeksphone promete níveis de privacidade que nenhum outro equipamento do mercado assegura.

O Blackphone está em exposição no Mobile World Congress em Barcelona e ao mesmo tempo abriu o processo de compra do equipamento, embora a data de entrega não esteja definida.

Disponível para todo o mundo, os portugueses terão que desembolsar 773 dólares, cerca de 560 euros, se quiserem ter acesso às funcionalidades especiais do dispositivo. Deste valor, 144 dólares são relativos a impostos.

"Somos uma empresa de segurança a fazer um telemóvel e não uma fabricante de telemóveis a fazer segurança", defendeu Phil Zimmermann, um dos promotores da iniciativa que esteve também na apresentação que esta tarde encheu o pavilhão de Espanha no MWC.

A diferenciação está maioritariamente ao nível do software. O Blackphone vem com uma versão transformada do Android nomeada de PrivatOS. As principais aplicações de comunicação são da autoria da empresa Silent Circle.

Quem comprar o Blackphone terá acesso a dois anos de serviços gratuitos, sendo que as aplicações da Silent Circle já estão disponíveis para subscrição no iOS e Android, permitindo a comunicação privada com donos do novo smartphone.

Para que as comunicações fiquem seguras, os utilizadores do "outro" lado terão que estar a usar as mesmas aplicações. Por isso é que cada Blackphone vem com um ano de subscrição gratuito para três pessoas diferentes.

Browser de navegação privada, uso de VPN nas pesquisas, rede segura para acesso ao Wi-Fi, serviço de armazenamento no SpiderOak e uma firewall própria são outros recursos anti-espionagem e anti-malware que o telefone garante.

Ao nível do hardware o Blackphone apresenta-se com um ecrã HD de 4,7 polegadas, processador de quatro núcleos a 2Ghz, 16GB de armazenamento interno, sensor fotográfico principal de oito megapíxeis e suporte para redes LTE. Estas são para já especificações indicativas que ainda podem ser alteradas nas próximas semanas. Para melhor, garantem os promotores da iniciativa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação recolhida na conferência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.