A Google tem vindo a disponibilizar discretamente a nova geração de Google Glasses a empresas, revela o Wall Street Journal. Depois do falhanço da versão original, dirigida ao segmento de consumo, o novo gadget não será propriamente um par de óculos, mas antes um dispositivo que se coloca nas armações normais, distinguindo-se substancialmente da primeira tentativa da Google
A primeira geração dos Google Glasses foi descontinuada em janeiro, tendo o desenvolvimento da versão 2.0 sido atribuído à unidade de investigação Connect Home da Google, dirigida por Tony Fadell, fundador da Nest, e apelidado de “pai do iPod”, da Apple.
Aquando da descontinuação dos óculos, a Google explicou que estes tinham funcionalidades limitadas, uma imagem falhada, sendo que muitos os consideraram “pretensiosos e assustadores”. A questão da privacidade esteve sempre latente desde o momento do anúncio da solução.
A confirmar-se a informação avançada pelo Wall Street Journal, a Google optou por um posicionamento mais discreto. O modelo original foi apresentado numa conferência megalómana. Desta vez a empresa optou por disponibilizar o produto a programadores e as empresas deverão receber equipamentos no outono. Eventualmente uma nova versão de consumo deverá surgir no início de 2016. No entanto, o foco da nova solução deverá centra-se no mercado empresarial.
Entre outras aplicações, os óculos poderão ser utilizados em ambientes comerciais e industriais, como por exemplo, em operações de picking em armazéns ou por brokers do mercado financeiro. Um estudo holandês refere que, com os óculos, os brokers realizaram operações 15% mais rápido e com menos erros (-12%).
Os novos óculos inteligentes deverão ter uma bateria com duas horas de autonomia e uma conectividade wireless melhorada, informação que já tinha sido detalhada há alguns meses. O equipamento tem um processador mais rápido e um campo de visão afinado, uma vez que o prisma de projeção será mais comprido e fino podendo mover-se horizontal e verticalmente. Acresce ainda uma bateria extra com um íman para colocar no gadget.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários