A Apple apresentou um novo iPad Pro. O equipamento chega para renovar a linha de tablets da marca e destaca-se da geração anterior, não só pela potência, mas também pelo tamanho do ecrã que passa das 9,7 para as 10,5 polegadas.
Apesar de maior, este novo tablet é do mesmo tamanho e peso da anterior versão de 9,7 polegadas. Em consequência, a empresa norte-americana suprimiu parte das molduras laterais do equipamento para acomodar um display maior numa estrutura de dimensões idênticas.
Mas para além de maior, o ecrã é também qualitativamente superior. Integra tecnologia True Tone, que ajusta a temperatura das cores de acordo com a luminosidade do espaço em que se encontra, e tem uma taxa de refrescamento de 120Hz.
No interior, o novo iPad Pro conta com um chip A10X Fusion, que é uma versão melhorada do processador integrado nos iPhones 7 e 7 Plus. A potência extra será por isso superior, mas também necessária para lidar com todos os conteúdos de realidade aumentada que a Apple quer passar a disponibilizar aos seus consumidores; com edições de vídeo e imagem em 4K; e com a renderização de imagens em 3D. E para auxiliar na concretização destas tarefas, o tablet conta ainda com um CPU de seis cores e um GPU de 12 cores.
Com esta vaga de renovações, a gigante tecnológica aproveitou também para reduzir a latência do Apple Pencil para um valor mínimo na indústria: 20 milissegundos.
No domínio das câmaras, o tablet integra os mesmos sensores do iPhone 7, incluindo uma câmara traseira de 12MP, com estabilizador ótico de imagem, e uma frontal com 7MP.
As novidades relativas a este tablet continuam no domínio do software. Com o iOS 11, o iPad Pro vai beneficiar de novas funcionalidades que deverão agilizar a utilização quotidiana do equipamento.
O modo de janela, por exemplo, passa a permitir a utilização de várias aplicações em simultâneo num único ecrã, podendo com isto partilhar espaço entre várias janelas, sobrepor aplicações abertas ou dividir a área de trabalho em várias zonas onde pode operar com várias apps ao mesmo tempo. E para potenciar ainda mais esta opção, a Apple revelou que pode agora utilizar mecanismos de drag and drop para arrastar e colar ficheiros entre várias janelas.
Por último, a atualização ao sistema operativo, que deverá estar disponível no próximo outono, vai também levar ao iPad Pro a doca de acessibilidade do Mac. Desta forma poderá criar mais atalhos para aplicações e beneficiar com uma secção de previsões de utilização que sugere apps de acordo com as suas rotinas diárias.
O novo iPad Pro de 10,5 polegadas é lançado na próxima semana, e a partir dessa altura poderá também deixar de contar com a versão de 9,7 polegadas que será descontinuada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários