A Qualcomm apresentou um conjunto de novos processadores para dispositivos móveis, mas o destaque vai para o Snapdragon 805, a nova jóia da coroa da fabricante de processadores. O novo chip tem como principal elemento diferenciador o facto de permitir a reprodução de conteúdos com resolução Ultra HD em smartphones e tablets.

Já existem telemóveis com capacidade para gravar vídeos em 4K, mas a verdade é que esses mesmos vídeos não podiam ser reproduzidos no telemóvel. Com o Snapdragon 805 a história será diferente.

Para conseguir o suporte a vídeos em Ultra HD a Qualcomm precisou de melhorar a performance do chip relativamente ao Snapdragon 800. O processador continua a ser de quatro núcleos, mas consegue atingir uma velocidade de relógio de 2,5Ghz por núcleo, enquanto a unidade de processamento gráfica é uma Adreno 420 que promete 40% de melhor performance.

A tecnológica promete que as melhorias do novo processador também vão ser notórias a nível da captação de fotografias e vídeo, através de uma tecnologia de estabilização de imagem baseada no giroscópio do equipamento.

A Qualcomm anunciou ainda outras variantes do Snapdragon 805 com tecnologia LTE Advanced, que permite atingir velocidades em redes móveis entre 150 e 300Mbps, nos países onde as estruturas estão preparadas para isso. Muito provavelmente na Mobile World Congress de 2014 vão ser apresentados equipamentos com os novso chips.

Com a versão anterior, o processador Snapdragon 800, a Qualcomm conseguiu uma forte posição no mercado ao ter o seu chip na maior parte dos smartphones topo de gama das principais marcas, como são os casos do Galaxy Note 3, LG G2 e Sony Xperia Z1.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.