Depois de ter anunciado que nunca mais vai lançar telemóveis com o sistema operativo Symbian, a Nokia apresentou em maio passado uma nova plataforma móvel. O Asha, como foi batizado, tem como objetivo tornar o mais funcional possível os telemóveis de baixo custo, para que utilizadores de mercados emergentes e economias menos capazes tenham mais possibilidades de acesso a conteúdos smart como redes sociais e acesso à Internet.

Na primeira semana de agosto chega a Portugal o primeiro telemóvel que traz o Asha como sistema operativo. O Nokia Asha 501 é um smartphone compacto com um ecrã de três polegadas com 320x240 píxeis de resolução, 128MB de armazenamento interno mais um cartão MicroSD de 4GB incluído, tem um sensor fotográfico traseiro de 3,2 megapíxeis, mas é no sistema operativo que residem as novidades.

O Asha está dividido em dois ecrãs principais de utilização: o Home, onde é possível aceder a todas as aplicações e funcionalidades do telemóvel distribuídas por ícones, e o Fastlane, um ecrã de acesso rápido às últimas conversações e novidades nas redes sociais.

O Facebook e o Twitter já têm aplicações para o sistema operativo, e estão prometidos novos software populares como o WhatsApp, Foursquare e Nokia HERE.
Todo o sistema operativo foi pensado para ser usado à base de gestos já que apenas existe um botão físico na parte frontal do telemóvel e serve para recuar nas ações ou nos menus.

A grande contrapartida do telemóvel é não ter suporte para redes 3G, mas o suporte ao Wi-Fi permite explorar os serviços online, ainda que de forma dependente à existência de redes. Do lado positivo, existe uma variante do equipamento com suporte para dois cartões SIM.

O Nokia Asha 501 vai custar 109 euros no mercado livre.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.