
Depois de ter anunciado que nunca mais vai lançar telemóveis com o sistema operativo Symbian, a Nokia apresentou em maio passado uma nova plataforma móvel. O Asha, como foi batizado, tem como objetivo tornar o mais funcional possível os telemóveis de baixo custo, para que utilizadores de mercados emergentes e economias menos capazes tenham mais possibilidades de acesso a conteúdos smart como redes sociais e acesso à Internet.
Na primeira semana de agosto chega a Portugal o primeiro telemóvel que traz o Asha como sistema operativo. O Nokia Asha 501 é um smartphone compacto com um ecrã de três polegadas com 320x240 píxeis de resolução, 128MB de armazenamento interno mais um cartão MicroSD de 4GB incluído, tem um sensor fotográfico traseiro de 3,2 megapíxeis, mas é no sistema operativo que residem as novidades.
O Asha está dividido em dois ecrãs principais de utilização: o Home, onde é possível aceder a todas as aplicações e funcionalidades do telemóvel distribuídas por ícones, e o Fastlane, um ecrã de acesso rápido às últimas conversações e novidades nas redes sociais.
O Facebook e o Twitter já têm aplicações para o sistema operativo, e estão prometidos novos software populares como o WhatsApp, Foursquare e Nokia HERE.
Todo o sistema operativo foi pensado para ser usado à base de gestos já que apenas existe um botão físico na parte frontal do telemóvel e serve para recuar nas ações ou nos menus.
O Nokia Asha 501 vai custar 109 euros no mercado livre.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Transforme as fotos de perfil das redes sociais em imagens de Funko Pops ou estilo GTA 6 -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários