Durante o contexto do Snapdragon Summit 2024, a Asus revelou o seu novo smartphone de gaming. E tal como a fabricante tinha avançado anteriormente, este será um dos primeiros modelos a estrear a nova plataforma Snapdragon 8 Elite. Esta nova geração de processadores vai adotar os núcleos Oryon de segunda geração da Qualcomm, os mesmos que servem de base aos chips Snapdragon X Elite, que alimentam os computadores Copilot+.
Veja na galeria imagens do Asus ROG Phone 9:
A fabricante promete manter a sua assinatura de design centrado no jogador, neste caso criado para oferecer uma experiência de gaming mais imersiva e sem falhas de performance. A Asus refere que o novo smartphone vai elevar o gaming em plataformas mobile a novos patamares, introduzindo tecnologia de ponta e maior desempenho. Além da velocidade e potência, o smartphone promete gráficos mais detalhados e fluídos.
O smartphone tem um design totalmente em preto, com finalização "matte" e "gloss", oferecendo a já conhecida assinatura nano-textura para um toque mais confortável numa superfície que não adere impressões digitais. O smartphone tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas, com uma taxa de refrescamento adaptativa para poupar bateria que pode chegar aos 185 Hz. Tem ainda 720 Hz de touch sample e um pico de brilho de 2.500 nits.
O equipamento oferece uma bateria com capacidade de 5.800 mAh e utiliza uma nova tecnologia que aumenta a densidade de energia em 3,5%, prometendo uma duração de vida acima dos 1.000 ciclos, mantendo mais de 80% da sua capacidade original. O modelo tem carregamento rápido a 65 W e sem fios a 15 W. O modelo tem ainda um novo sistema de refrigeração GameCool 9, apresentando um design de 36º construído com materiais térmicos de alta performance.
O áudio é um dos elementos mais importantes do equipamento, oferecendo som espacial, com qualidade de cinema utilizando tecnologia Dirac Virtuo através de auscultadores. Inclui a tecnologia Qualcomm aptX Lossless para alta fidelidade a latências ultrabaixas. A Asus criou uma câmara para direcionar o som dos altifalantes frontais, melhorando a experiência de áudio tanto no gaming como no consumo de conteúdos de vídeo.
O ROG Phone 9 tem um módulo fotográfico traseiro com uma câmara principal de 50 MP, uma ultra grande angular de 13 MP e uma macro de 5 MP. À frente, a câmara de selfie tem 32 MP. A câmara principal tem um sensor Sony Lytia 700, prometendo capturas de imagem com qualidade cristalina. O sensor frontal inclui um sistema de iluminação para oferecer imagens mais detalhadas e com redução de ruído, mesmo quando captadas em locais menos iluminados. O smartphone utiliza o gatilho AirTrigger para disparar as fotos, à semelhante do botão de captura do iPhone 16.
Veja o vídeo:
O sistema de estabilização de imagem tem como base a tecnologia Gimbal de seis eixos para que as imagens e vídeos sejam registados sem efeitos de destorção ou ficarem tremidos. O smartphone combina hardware OIS co software avançado EIS, utilizando os seus algoritmos com os dados de giroscópio para garantir a estabilidade.
O smartphone conta com diversas funcionalidades de inteligência artificial, incluindo a capacidade de transcrições com inteligência artificial, permitindo registar texto em tempo real enquanto grava uma conversa. As traduções nas chamadas telefónicas para manter uma conversa em diferentes idiomas. Pode criar wallpapers dinâmicos com a IA e no campo da pesquisa, utilizar a função "Circle to Search", sejam imagens, vídeos ou texto.
Nos jogos, o sistema X Sense 3.0 tira partido do reconhecimento de imagem pela IA para simplificar tarefas nos jogos, tais como a deteção de eventos-chave ou a recolha automática de itens. O X Capture 2.0 reconhece as imagens através de IA para detetar eventos importantes nos jogos para gravar automaticamente esses momentos. O AI Grabber 2.0 usa a IA para reconhecimento do texto, ajudando na pesquisa de dicas e até na tradução. Por fim, o AI Noise Cancelation utiliza a aprendizagem automática para identificar diferentes frequências de ruído e eliminar facilmente sons indesejados para melhorar a comunicação durante as partidas.
De salientar a traseira do equipamento com um ecrã complementar AniMe Vision tanto na versão standard como Pro. Na versão Pro do equipamento estão incluídos 648 mini-LEDs que pode ser programados para apresentar animações que reagem às interações com o smartphone. Os utilizadores podem programar e personalizar todo o ambiente visual destas animações. O modelo Pro contra ainda com o AniMe Play, onde podem jogar jogos clássicos criados em pixéis diretamente deste visor.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários