O Lift-Bit é um projeto do arquiteto italiano Carlo Ratti e foi apresentado no Salone del Mobile 2017 enquanto protótipo. O sucesso da peça no salão do móvel, no entanto, catapultou-o para as linhas de produção.

Mas apesar de ter sido anunciado enquanto sofá, a Lift-Bit é, na verdade, um conjunto de bancos almofadados e acoplados que são controláveis à distância com a ajuda de uma aplicação ou, mesmo de perto, com gestos.

A variável ajustável, neste caso, é a altura. O facto da peça estar separada em vários módulos permite ao utilizador adaptar a altura de cada um deles, podendo assim criar uma cama, um sofá ou uma chaise longue. A aplicação simplifica este processo. Recorrendo a um molde digital do Lift-Bit, é possível ajustar a altura de cada um dos moldes e guardar a configuração num atalho rápido.

"O Lift-Bit é mais um exemplo do potencial que as tecnologias da Internet das Coisas têm para transformar as nossas paisagens domésticas, dando novas formas a um ambiente infinitamente configurável", escreve Ratti em comunicado, acrescentando que "no futuro, podemos imaginar que a arquitetura de um dado espaço vai adaptar-se constantemente às necessidades humanas e não o contrário".

O Lift-Bit está já disponível em pré-venda através deste site, mas o preço ainda não foi avançado.