A OnePlus anunciou que uma das novidades associadas aos modelos que pretende lançar no próximo ano será a extensão da garantia de suporte, tanto no que se refere à atualização de funcionalidades, como relativamente à segurança. Segundo este anúncio, o prazo mais estendido de atualizações vai aplicar-se a um conjunto selecionado de modelos a lançar em 2023 e nos anos seguintes, que a empresa ainda não disse quais são.

Nestes modelos selecionados, a fabricante chinesa vai garantir quatro atualizações do sistema operativo e cinco anos de atualizações relacionadas com questões de segurança. O sistema operativo de base dos modelos OnePlus é o Android, com um conjunto de adaptações feitas pela marca, que o convertem no Oxygen OS.

Permanece a dúvida sobre os modelos que vão tirar partido desta nova política de suporte da OnePlus, que em alguns modelos é hoje bastante tímida. Atualmente, os equipamentos topo de gama, o OnePlus 10T e o 10 Pro, têm asseguradas três atualizações do sistema operativo e quatro anos de atualizações de segurança, como frisa o The Verge. A política da empresa nesta área foi revista e melhorada no ano passado.

Com o OnePlus Nord 2T, a marca só se comprometerá a acompanhar duas gerações do Android e em fornecer correções de segurança para o software do equipamento durante três anos, segundo a mesma fonte. Com o modelo de entrada de gama, o Nord N300, estarão assegurados dois anos de correções de segurança e uma atualização do sistema operativo.

Esta é uma das áreas onde a Europa quer alinhar as práticas do mercado, para assegurar um nível mínimo de direitos para os utilizadores. Um draft apresentado em setembro esboça uma proposta que prevê a obrigatoriedade de estender para cinco anos o período de atualizações de segurança e para três a garantia de atualizações de funcionalidades. Ou seja, o número de atualizações ao sistema operativo dos modelos que as marcas que vendem equipamentos na UE terão de acompanhar.

Empresas como a Samsung já oferecem mais do isso, com quatro atualizações do sistema operativo garantidas e correções de segurança asseguradas durante cinco anos, para topos de gama e telefone de gama média, uma política que a OnePlus parece agora querer também seguir.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.