Depois dos diversos teasings de algumas funcionalidades do Find X8 Pro, a Oppo revelou oficialmente o seu novo smartphone. A versão Pro é o único que vai chegar à Europa a partir de hoje (em Portugal chega no dia 3 de dezembro, com preço ainda por confirmar). Os modelos Find X são os equipamentos topo de gama da fabricante chinesa, onde são introduzidas as principais novidades de hardware e software, com destaque especial para as câmaras fotográficas.
Numa apresentação aos jornalistas que o SAPO TEK assistiu, Arne Herkelmann, da Oppo Europe, começou por explicar que no Find X6 foi introduzido pela primeira vez o sistema de zoom periscópio de 3X. O Find X7 Ultra, que não teve lançamento europeu, deu um grande salto no que diz respeito à sua capacidade de computação. O novo equipamento procura responder ao feedback recolhido, tanto de utilizadores como especialistas, que a fabricante considerou bastante positivo. A câmara fotográfica do modelo anterior foi elogiada e até destacada no DXoMark.
Para o Find X8 Pro, a Oppo pretende aliar uma câmara de topo com um processador potente, que já se sabia ser a nova joia da coroa da MediaTek, o Dimensity 9400. A fabricante considera-o uma “besta de silício”, um processador 35% mais rápido que o anterior e 41% mais GPU. A sua eficiência é também notória, 40% no CPU, 44% de GPU e 35% de NPU.
Veja na galeria imagens do Oppo Find X8 Pro:
E para que não lhe falte energia, tem uma bateria com 5.910 mAh e inclui a nova tecnologia Oppo Silicon-Carbon Battery, onde consegue obter maior capacidade num formato mais compacto. O smartphone tem um sistema de carregamento rápido Supervooc de 80 W e ainda 55W USB PPS. Em alternativa pode optar pelo AirVooc a 50 W, prometendo ser um dos mais rápidos com carregamento wireless do mercado.
O smartphone tem um sistema avançado de arrefecimento, composto por duas placas inseridas no centro do equipamento. O motor Trinity foi atualizado para ser mais eficiente, sendo que cada tarefa corre a nível do núcleo, melhorando a eficiência para correr as apps de forma mais suave. Mas a fabricante refere que se vai notar uma melhor performance no gaming, destacando por exemplo, o Honor of Kings, um jogo que mantém 119,9 FPS consumindo menos e mantendo o smartphone mais fresco. Ainda no que diz respeito no foco aos gamers, o smartphone tem um sistema triplo de antenas Wi-Fi 7, para manter as ligações consistentes durante as exigentes partidas online.
O Oppo Find X8 tem um ecrã Quad-Curved Infinite View com cantos arrendados com 1,9 mm e uma área de 6,7 polegadas. Tem uma taxa de refrescamento de 120 Hz ProXDR, uma resolução de 1264x2780. O brilho é de 1.600 nits com pico de 4.500 nits. A fabricante prometeu uma excelente qualidade de imagem mesmo em locais mais solarengos. O equipamento tem 8,24 mm de espessura e pesa 215 gramas. Conta ainda com um botão de slide na sua lateral.
O equipamento mantém um módulo fotográfico com o mesmo design icónico dos anteriores, apelidado de Cosmos ring Design, onde todas as câmaras estão dispostas de forma simétrica, no centro do círculo. No entanto, o módulo foi reduzido em altura cerca de 3 mm. Este tem resistência a água e pó, com certificação IP68/69, o que significa poder usar à chuva. O modelo chega ao mercado nas cores Space Black e Pearl White.
Câmaras com duplo sistema de periscópico
Relativamente às câmaras, o modelo conta com o novo sistema Hasselblad Master Camera System, num design compacto. Tem quatro câmaras a 50 MP: ultra grande angular, Angular com estabilizador de imagem OIS, periscópio com OIS de 73 mm e outro sensor periscópio de 135 mm, com sensores Sony IMX 882 e IMX 858, respetivamente. A marca diz que este é o primeiro modelo com dupla câmara periscópica, com alta capacidade de zoom, e ainda assim manter-se compacto. Na frente conta com uma câmara selfie de 32 MP.
Arne Herkelmann explica que quando se faz zoom com um sensor e este começa a mostrar uma imagem degradada com a aproximação, rapidamente passa para o outro sensor mais poderoso. Tudo isto funciona num misto entre o hardware com o software que a Oppo desenvolveu. Através da inteligência artificial consegue-se obter uma melhor experiência de zoom.
A empresa acredita que se conseguem obter imagens excelentes para lá dos 10X de zoom através da IA. O sistema analisa os pixels e faz a compensação com IA para criar zooms mais detalhados. A Oppo promete imagens de grande qualidade com zooms a 30X, compensado pelo software de IA.
Também a velocidade do sensor foi destacada, sobretudo quando utilizado para fotografar animais e crianças. O sistema tem um modo “burst” capaz de captar sete fotografias por segundo, bastando manter o botão de disparo pressionado. E pode disparar até 200 fotografias neste modo, prometendo não perder detalhe em nenhuma delas, graças ao novo chip da MediaTek.
O sistema Zero shutter Lag permite que do momento em que se prime o botão e se obtém a imagem é praticamente inexistente e sem perder detalhes, referiu Arne Herkelmann. O botão Quick button é semelhante ao do iPhone 16 que pode ser usado para captar imagens em burst e com duplo clique lança a câmara.
O modo Hassleblad Portrait Mode promete oferecer fotografias mais detalhadas, novas emulações de lentes criadas pela marca. Também vai ter modos para simular imagens a prestar homenagem à era análoga. Há também simulação de filtros, introduzido luz suave. Os utilizadores podem brincar com os filtros par encontrar o seu estilo de fotografias.
As câmaras permitem ainda registar LivePhotos, ou seja, cria memórias em movimento, tal como faz o iPhone. A Oppo aponta que este é o primeiro smartphone Android a suportar a gravação de vídeo a 4K Dolby Vision a 60 FPS, válido para as quatro traseiras e frontal. Pode gravar vídeo com um zoom de 12X, por exemplo, suportando ainda HDR.
O sistema operativo ColorOS 15 é baseado em Android 15 e promete um design mais limpo e uma performance mais suave. A empresa promete seis anos de atualizações de segurança e cinco versões Android. Uma das novidades do sistema operativo é o Touch to Share, sendo mais fácil partilhar ficheiros com todos os equipamentos, sejam Android, iOS, iPad, etc. Para tal terá de fazer o download da aplicação nos equipamentos desejados, depois basta tocar e enviar por NFC.
As funcionalidades inteligentes não poderiam faltar e inclui o Oppo AI for Produtivity, que ajuda nas transcrições de áudio e a escrever um texto. A aplicação de gravação permite registar até três horas, fazer sumários, o que é ideal para entrevistas. O sistema integra o Gemini como assistente pré-definido. E utiliza o Circle to Search presente nos modelos Pixel e Galaxy da Samsung. Pode usar a IA para apagar elementos indesejados e funciona a 4K. O AI Unblur melhorar o desfoque das imagens. E o AI Reflectrion Remover retira os reflexos, tal como os reflexos.
Nota de redação: Notícia atualizada com a data de lançamento em Portugal. O preço ainda está por confirmar pela marca. Última atualização 11h04.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Swift da NASA continua a descobrir fenómenos "explosivos", vinte anos depois do lançamento -
App do dia
Xpiry: Uma app que não deixa os alimentos passarem do prazo -
Site do dia
Konkr é um jogo browser inspirado em Risco e Civilization. Cuidado para não ficar viciado -
How to TEK
Saiba como fazer cálculos matemáticos escrevendo no bloco de notas da calculadora do iPadOS 18
Comentários