Os smartphones estão em todo o lado. É um dos segmentos das tecnologias da comunicação que mais está a crescer e que mais vai continuar a crescer. São já milhões em todo o mundo os que têm telemóveis inteligentes e são muitos milhões os que ainda não têm, mas que ambicionam ter.



Nos últimos anos os smartphones estagnaram um pouco, tendo diminuído a evolução acelerada que existia entre equipamentos, seja ao nível de especificações, seja ao nível do design.



Cada grande fabricante parece já ter encontrado o seu caminho neste mercado, estando agora a limar as arestas nos seus equipamentos, apresentando dispositivos cada vez mais completos e focados.



Agora que a primeira metade do ano está a chegar ao fim, vale a pena relembrar alguns dos equipamentos que marcaram os primeiros seis meses do ano.

Fora da lista ficaram equipamentos como o Sony Xperia Z2 – que apesar da reconhecida qualidade, acaba por ser muito parecido com a versão anterior – e como o HTC One M8 – que sofre da mesma situação.



O Android é claramente o sistema operativo mais representado, mas o motivo é claro: é o sistema operativo que mais fabricantes tem, ao invés do Windows Phone, do iOS e do BlackBerry.



Nesta primeira metade do ano também já foram apresentados telemóveis com Firefox OS e um com Tizen OS, e apesar de representarem novas alternativas no segmento móvel, ainda não apresentaram nenhum elemento que se destacasse como marcante.



Mas esta pode ser uma lista em constante construção. Os leitores podem sugerir outros equipamentos que consideram ter marcado os primeiros seis meses do ano e até podem falar dos equipamentos que pensam que vão marcar o que falta de 2014.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.