A Panasonic anunciou esta semana o lançamento de dois novos Toughbooks. Para além de robustos e resistentes, os equipamentos vêm munidos com um bom conjunto de funcionalidades e têm no segmento profissional o seu principal alvo. O maior detalhe, contudo, reside nas baterias amovíveis que podem ser substituídas sem que o tablet tenha de ser desligado.

O modelo T1 é um smartphone, que integra um display de 5 polegadas e um sistema operativo Android Oreo 8.1. Por razões de robustez e densidade, o telefone é muito mais grosso do que o normal, o que lhe confere várias camadas adicionais de resistência.

O Toughbook L1, por sua vez, é um tablet de 7 polegadas, que também corre a mesma versão de Android, e apresenta uma moldura pronta para o impacto.

Note que ambos os modelos estão equipados com NFC, GPS e podem ainda integrar um acessório adicional que dificilmente encontrará num telefone ou tablet tradicional: um leitor de códigos de barras.

Para ligações à internet poderá contar com um sensor Wi-Fi e suporte para velocidades LTE em internet móvel.

O preço base destes Toughbooks ronda os 1.499 dólares, mas tal como a Panasonic sublinha, o público-alvo são as empresas que operam em terrenos mais perigosos onde os gadgets tradicionais têm pouca hipótese de sobreviver.