A procura de mais espaço no ecrã, descartando molduras e bordas desnecessárias deram origem aos smartphones com o pequeno notch, a única área necessária para alojar a câmara fotográfica e o altifalante. Embora não tenha sido o primeiro, o iPhone X da Apple ditou as tendências, seguidas por muitas fabricantes.

Mas será possível descartar o famigerado notch e obter um ecrã que cubra totalmente a superfície de um smartphone? A Lenovo pensa que sim, e segundo o seu vice-presidente Chang Cheng, o modelo Z5 poderá ter um ecrã completamente maximizado. O executivo lançou na rede social chinesa Weibo uma imagem de um esboço do seu novo dispositivo topo de gama, sem adiantar qualquer detalhe do mesmo.

Ainda assim, na sua mensagem, Chang Cheng refere que o Lenovo Z5 vai introduzir quatro revoluções técnicas e 18 tecnologias patenteadas, concebidas para o smartphone, mas sem pormenores. Este é já o segundo teasing que o executivo da Lenovo faz do novo smartphone, referindo na altura que o ecrã cobre 95% da sua superfície.

Não se sabe quando haverá uma apresentação oficial, mas para já as dúvidas prendem-se com o posicionamento da câmara fotográfica frontal, se este se mantém no interior do ecrã, ou se de alguma forma utilize um sistema retrátil algures no corpo do dispositivo como o protótipo Apex, da Vivo. E da mesma forma onde serão colocados os sensores e auscultadores do aparelho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.