A Asus está a querer deixar uma mensagem: uma na qual a marca está mais próxima dos utilizadores. E atualmente isso faz-se através dos smartphones, uma área que está a ganhar importância para a tecnológica. Sinais disso são o investimento feito e os bons resultados conseguidos. Fora da Europa é certo, mas é esta tendência que a marca quer mudar.

O Zenfone 2 é o novo símbolo da empresa na relação com os consumidores. Mas num evento em Paris a gigante asiática mostrou mais.

O Asus Transformer Chi é um desses exemplos. Um híbrido bastante fino, abaixo dos oito milímetros de espessura, e que apresenta algumas características topo de gama como o ecrã com 2.560x1.440 píxeis.

O processador é um Intel Core M, que mesmo não sendo o mais potente, garante vantagens ao nível do consumo energético por exemplo. Estão prometidas oito horas de autonomia para o Transformer Chi. Graças ao processador que é uma ponte entre o mobile e a potência tradicional de um portátil, o híbrido dispensa a integração de ventoinhas de arrefecimento.

O dispositivo vai estar disponível em duas modalidades: 12,5 polegadas, 4GB de RAM e 128GB de armazenamento por 699 euros; e também em 10,1 polegadas, 2GB de RAM e 64GB de armazenamento por 399 euros.

Para os mais exigentes a tecnológica de Taiwan tem também novas versões do portátil Asus Zenbook. E o elemento em destaque é o ecrã com resolução Ultra HD. Mas as restantes especificações técnicas não ficam atrás, como o processador Intel Core i7, 512GB de armazenamento e unidade gráfica Nvidia GTX960M. O preço do modelo de 15,6 polegadas vai situar-se os 1.299 euros.

O Zenbook vai chegar numa outra versão mais barata - 699 euros -, mas que traz especificações mais modestas. O ecrã fica-se pelas 13 polegadas e o processador é o mesmo do Transformer Chi, o Intel Core M.

Para o fim a Asus deixou a sua nova coqueluche: o Zenfone 2. Desde do ano passado, quando a tecnológica lançou a primeira versão do smartphone, que já foram vendidas 10 milhões de unidades. E a segunda versão promete ser igualmente bem sucedida, nas palavras dos executivos da tecnológica.

O Asus Zenfone 2 já estreou em alguns mercados, mas vai chegar agora aos países europeus. França será a primeira nação a receber o telemóvel, com Portugal incluído na estratégia de expansão. Como revelou o CEO da Asus, Jerry Shen, em conversa com o TeK, os consumidores portugueses podem esperar pelo equipamentos algures entre o final abril e o início de maio.

Vão chegar ao mercado três modelos com especificações técnicas diferentes - que o TeK detalhará num outro artigo - e cujos preços vão variar entre os 179 euros e os 349 euros, cumprindo assim o objetivo da Asus de lutar na relação qualidade-preço.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico