A bateria até pode ser a funcionalidade mais valorizada pelos consumidores num smartphone, como revela o estudo da GfK para a tecnológica espanhola BQ. Mas a verdade é quando chega a hora de comprar um telemóvel é o preço o elemento que mais influência tem na decisão dos consumidores portugueses.

Em média os portugueses gastam 222 euros num smartphone, o valor mais baixo entre os inquiridos de nove países europeus. O estudo revela ainda que "em relação à próxima compra que estão dispostos a fazer, os portugueses são novamente os que estão dispostos a pagar menos".

A análise concluiu ainda que para os consumidores portugueses a qualidade geral do telemóvel e o sistema operativo também têm importância na hora de decidir em qual equipamento investir.

Depois existem variações relacionadas com o género do consumidor: se for mulher está mais interessada nas câmaras fotográficas; se for homem vai prestar mais atenção à marca do equipamento e ao facto de estar ou não associado a um operador de telecomunicações.

Numa perspetiva mais de comportamento com o telemóvel destaque para o facto de 27% dos portugueses gastar mais de três horas por dia no smartphone, enquanto outros 36% passam entre duas a três horas a usar o dispositivo.

Pagamentos com o smartphone é algo que para os portugueses ainda é pouco comum, sendo que apenas 13% dos inquiridos admitem fazê-lo. 

E olhando para toda a panóplia de tarefas que atualmente é possível fazer com o telemóvel, é de destacar o facto de, tanto em casa como fora de casa, as tarefas mais comuns serem a realização de chamadas e o envio de mensagens. 

O estudo da consultora GfK para a BQ foi realizado em Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Áustria, Itália, Suécia e Suíça, entre 17 de março e 6 de abril deste ano.