Enquanto a Apple ainda tem o seu iWatch no segredo dos deuses a Samsung ganhou um enorme tempo de antena com a apresentação do Galaxy Gear ainda antes da IFA abrir portas. E não é de estranhar que todos os visitantes queiram espreitar o gadget de que tanto se fala, e experimentar as suas funcionalidades.



O relógio, que também mostra as horas em formato digital, analógico e em dois fusos horários em simultâneo, distingue-se pela possibilidade de se manter ligado ao smartphone - leia-se ao Galaxy Note 3 -, facilitando a receção de chamadas mas também outras funções.



[caption]galaxy gear 2[/caption]

Para estabelecer uma chamada o utilizador pode digitar os números no ecrã ou dar a ordem através do S Voice, rodando o pulso para a frente para melhorar a receção do som - porque o microfone está colocado junto do fecho, ou aproximando-o do ouvido para uma comunicação mais privada.

A câmara de vídeo de 1,9 megapixeis, posicionada junto à bracelete, permite fazer pequenos vídeos ou fotografias, ou ler códigos de barras, uma das funcionalidades aproveitada nas aplicações já disponibilizadas.

O ecrã AMOLED de 1,63 polegadas tem uma qualidade razoável para a dimensão, que nem por isso é brilhante na visualização das fotos e vídeos, mesmo que esse não seja o objetivo. E a navegação é f+acil, fazendo deslizar o dedo sobre o ecrã para mostrar os diversos menus, de ícones quadrados que se assemelham muito ao interface usado no Windows Phone.



[caption]galaxy gear 3[/caption]

A Samsung não deixou créditos por mãos alheias e tem já à partida cerca de
70 aplicações prontas para tirar partido do novo relógio que faz muito mais do que mostrar as horas, mesmo que a estética não seja a principal consideração.

A app myFitnessPal é uma das que estava em destaque no stand da Samsung, permitindo validar as calorias consumidas (com leitura de código de barras dos produtos) e as já gastas em exercício. Mas nem por isso torna o telemóvel num acessório mais elegante…

O Galaxy Note 3 tentava disputar a atenção dos visitantes, mas esta versão renovada do Note II não foi muito convincente no aperfeiçoamento de capacidades, apesar do ecrã maior e com melhorias de visualização.



[caption]galaxy note 3[/caption]

A caneta S Pen também foi melhorada e uma curta experiência - antes de ser desalojada por outros visitantes menos educados - mostrou maior fluidez e resposta mesmo que a caligrafia não ajude…

[caption]galaxy note 3 com mensagem tek[/caption]

Como é habitual a Samsung já tem prontas uma série de alternativas de capas para os novos modelos e ainda acessórios que transformam os tabs em consolas de jogos para crianças…

[caption][/caption]

A segurança é outro dos temas que domina a apresentação de mobilidade da Samsung este ano, com o lançamento do Samsung Knox para todos os utilizadores, quando antes estava disponível apenas em soluções empresariais.

A solução permite correr a aplicações num ambiente controlado, onde é guardada também a informação mais sensível. E à partida parece uma boa opção para contornar os problemas de segurança que têm surgido no Android…

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.