O carregamento sem fios, apesar de não ser uma novidade, é uma tecnologia que necessita que o equipamento que se quer carregar esteja numa base.

No entanto, esta semana a FCC (a autoridade reguladora das comunicações americana) aprovou o primeiro carregador sem fios que tem como vantagem a de manter um dispositivo a carregar mesmo quando não se encontra pousado na base, o WattUp.

A tecnologia, desenvolvida pela Energous desde 2014, deteta os dispositivos compatíveis e próximos com os quais se sincroniza para começar a recarga à distância, tendo a capacidade de carregar vários equipamentos em simultâneo.

O transmissor da empresa converte a eletricidade em ondas rádio que se difundem pela divisão e carregam qualquer equipamento que tenha um conversor nele embutido e até um raio de 4,5 metros.

Segundo a Energous, os recetores para os dispositivos poderão ser feitos por qualquer empresa, pelo que a tecnologia poderá ser adotada por várias marcas e tudo poderá ser controlado através de uma aplicação no smartphone.

Apesar de ainda não haver uma data de lançamento prevista, mas a Energous vai marcar presença na CES 2018, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que decorrerá de 9 a 12 de Janeiro, em Las Vegas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.