A versão mais barata do iPhone 4S foi uma das poucas surpresas que a Apple conseguiu guardar para o evento de dia 11, talvez porque todos os olhos estavam centrados nos novos modelos iPhone 5s e 5c - e nas controvérsias que inevitavelmente haviam de surgir com a utilização de tecnologia biométrica, alegada falta de inovação e falhanço de expetativas em relação a um modelo low cost.

Com o novo lançamento, e apesar de descontinuar o iPhone 5, a Apple teima em manter vivo o iPhone 4S, com uma versão mais barata, com menos espaço de memória e livre de operador.

O "novo" iPhone 4S tem as mesmas características do modelo que chegou às lojas em novembro de 2011, mas só 8GB de armazenamento, custando 399 euros. Para quem não se recorda, o ecrã retina “só" tem 3,5 polegadas de dimensão e câmara iSight é de 8 megapixéis, com gravação de vídeo em HD. A Apple não diz claramente, mas o processador é um A5.

[caption]iphone 4s 8GB[/caption]

O modelo está disponível em preto e branco e na loja da Apple já pode ser encomendado, com entrega prevista para 3 a 5 dias.

A TMN já confirmou ao TeK que também vai ter este modelo à venda, já esta semana, a 20 de setembro, embora não exista ainda data marcada para os novos modelos 5s e 5c. A Vodafone e a Optimus foram também contactadas mas ainda não confirmaram a data.

A opção do novo iPhone 4S de 8 GB pode ser interessante para quem quer ter um iPhone - já tem com o novo sistema operativo iOS 7 -, mas não quer gastar muito. Cria ainda algum "espaço" entre os modelos, distanciando-se em características do iPhone 5c, que será o mais "baixo" da nova gama.

A principal diferença serão a dimensão do ecrã e o processador, para além do espaço de armazenamento, mas que neste caso pode ser facilmente contornado com o recurso ao serviço de iCloud.

Recorde-se que quando chegou ao mercado, o iPhone 4S livre de operador custava 629 euros na versão de 16 GB, 739 euros no modelo com 32 GB ou 849 euros para quem pretendesse 64 GB de armazenamento, uma versão que esteve disponível de forma muito limitada.

[caption]iphone 4s[/caption]

Se o que procura é um iPhone de baixo custo, valerá a pena olhar também para as promoções e vendas de usados que são expectáveis nas próximas semanas, e siga alguns dos conselhos que o TeK já partilhou numa sugestão.

Algumas operadoras têm ainda à venda o modelo mais antigo, o iPhone 4 de 8 GB, por 309 euros, enquanto o iPhone 4S de 16GB custa 579 euros. Mantêm-se ainda à venda dois modelos do iPhone 5, o de 16 BG a 689 euros e o de 32 GB a 799 euros, que entretanto já foram retirados da loja online da Apple.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.