A empresa espanhola bq continua a expandir a oferta nos vários mercados onde tem presença e anunciou a chegada do primeiro smartphone da marca, o Aquarius, a Portugal nos primeiros dias de março. O preço é ao estilo da empresa espanhola: 179 euros por um dispositivo que apresenta características de um smartphone de gama média.

O ecrã é IPS de 4,5 polegadas com uma resolução de 960x540 numa concentração de 240 pixéis por polegada (ppi). O processador é Cortex A9 de dois núcleos a 1Ghz e a unidade de processamento gráfica pertence à família PowerVR Series5 SGX.

A capacidade de armazenamento interno é de 36GB segundo o comunicado da bq, o sensor fotográfico traseiro é de oito megapixéis e o sistema operativo móvel é Android 4.0. A nível de conetividade existe GPS, Bluetooth 4.0 e suporte a redes 3G.

Mas a especificação que mais caracteriza o Aquarius é o suporte para dois cartões SIM. A possibilidade de Dual SIM transforma o smartphone da empresa espanhola numa alternativa viável para todos os que têm dois números ou precisam de fazer uma distinção entre vida privada e profissional.

O bq Aquarius vai ser vendido sem obrigações para com as operadoras de telecomunicações e pode ser comprado na loja online da empresa ou nos principais retalhistas em território nacional.

[caption]bq Aquarius[/caption]

O TeK já tinha dado conta em 2012 da intenção de a empresa espanhola poder entrar no mercado dos smartphones. Num encontro com os responsáveis da empresa em Espanha, foi estabelecido um primeiro contacto com o telemóvel, na altura em fase de testes.

As primeiras impressões foram boas, sobretudo pela rapidez do dispositivo em termos de software - que estava equipado com Android 4.1. Ainda não é certo se o Aquarius vai receber a atualização para Jelly Bean, informação que o TeK tentou obter junto da bq e ainda não obteve resposta.

Nota de redação: Foi feita uma alteração no terceiro parágrafo na referência ao armazenamento interno


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.