(Atualizada) Só a Optimus decidiu abrir uma das lojas à meia noite, na Avenida da República, em Lisboa. Esta recebeu em festa os novos iPhone, revelados depois da meia noite, com alguma procura mas sem as filas que se registaram em alguns países e que têm até um "lado negro" que o TeK já revelou em vídeo.

As vendas online começaram em todas as lojas das operadoras a partir da meia noite, e pelos contactos feitos pelo TeK é possível perceber que terão chegado às centenas as vendas, sobretudo do modelo mais caro, o iPhone 5s.

Como é habitual, ninguém revela números concretos, mas apenas alguns dados.

A TMN já confirmou que vendeu online o primeiro iPhone 5s apenas dois minutos depois da meia noite. A essa hora a operadora não tinha ainda "aberto" as vendas do modelo mais barato, o 5c.

Também na Vodafone os primeiros minutos depois da meia noite foram de "correria" de vendas. O primeiro modelo vendido foi um 5s de 16 GB. A operadora não partilha também números mas adiantou ao TeK ter existido uma afluência significativa de clientes interessados.

Na loja da Optimus na Avenida da República, em Lisboa, o primeiro modelo vendido foi igualmente um 5s, poucos segundos depois da meia noite.

O iPhone 5s é o mais procurado mas também aquele que a Apple está a "racionar" nos vários mercados, disponibilizando poucas unidades - e muito menos do que as pedidas pelos operadores, segundo informação ao TeK. Sobretudo nos modelos com mais memória - de 32 e 64 GB, que alguns operadores optaram por não disponibilizar para já online.

O cenário é semelhante ao que acontece a nível internacional, com os analistas a calcularem que a procura do iPhone 5s nos primeiros mercados foi duas vezes acima da oferta. E a própria Apple já terá reduzido em 30% as encomendas do modelo 5c, que chegou a ser antecipado como um low cost.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.