Circulam rumores de que a Samsung poderá estar a limitar o desempenho de um vasto conjunto de aplicações nos seus smartphones. Ao que tudo indica, o objetivo será poupar a bateria dos equipamentos.

Vários utilizadores em fóruns sul-coreanos têm vindo a expressar o seu descontentamento relativamente ao desempenho das aplicações em smartphones da Samsung. Os fóruns de clientes sul-coreanos da fabricante contam também com várias páginas repletas de queixas.

Como indica o utilizador GaryeonHan no Twitter, foi publicada uma lista com mais de 10.000 aplicações afetadas pelo Game Optimizing Service (GOS) da Samsung, um serviço concebido para optimizar a experiência enquanto o utilizador está a jogar.

No entanto, a lista inclui não só jogos, mas também aplicações populares, como Instagram, TikTok, Netflix, e até algumas das apps e serviços da fabricante sul-coreana. Curiosamente, na lista não figuram aplicações de benchmark como 3DMark, GeekBench 5, PCMark, Antutu ou GFXBench.

Para já, a Samsung ainda não veio a público esclarecer o que se passa, embora circulem rumores no fórum sul-coreano Naver que a empresa está a investigar o sucedido e espera-se que faça um anúncio oficial em breve.

OnePlus admite que os seus novos smartphones limitam o desempenho das aplicações
OnePlus admite que os seus novos smartphones limitam o desempenho das aplicações
Ver artigo

A Samsung não é a única fabricante a enfrentar polémicas relativamente à limitação do desempenho de aplicações nos seus smartphones. Ainda no ano passado, Duas análises revelaram que tanto o OnePlus 9 como a sua versão Pro limitavam o desempenho de aplicações populares como o Google Chrome, o Twitter ou o WhatsApp, porém, o mesmo não acontecia em relação a apps de benchmarking.

A OnePlus admitiu que fez alterações ao desempenho dos seus smartphones para fazer face às queixas que tinha recebido de utilizadores relativamente à duração da bateria. Em 2017, a fabricante também tinha sido acusada de acelerar virtualmente os processadores do OnePlus 3T e do OnePlus 5 para se sair melhor em algumas aplicações de benchmarking.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.