O relógio inteligente Samsung Gear S2 está disponível a partir de hoje, 23 de outubro, em modelo de pré-venda, chegando ao mercado oficialmente no final do mês, dia 30. A Portugal vão chegar os dois modelos do relógio: a versão normal e a versão clássica, com o preço do primeiro a fixar-se nos 349,90 euros e do segundo a subir para os 379,90 euros.

As duas versões são apenas Bluetooth - o que obriga uma ligação ao smartphone -, sendo que a versão 3G e mais 'independente' ainda não é certo de que venha a ficar disponível.

A marca tem boas expectativas para o mercado português e a responsável pelo segmento de wearables da Samsung Portugal, Mariana Santos, revelou ao TeK que espera que o Gear S2 se transforme no modelo mais bem sucedido até à data.

"O mercado dos wearables tem corrido muito bem, é um mercado que está em crescimento em Portugal, bem como em todo o mundo. O mercado dos smartwatches é o que tem mais potencial. A Samsung já vai no seu quinto relógio e estamos com grandes expectativas para este modelo", disse a responsável.

"Esta é a nossa grande aposta e acreditamos que sim, que vai ser um sucesso em Portugal", acrescentou Mariana Santos.

A comprovar o compromisso da tecnológica sul-coreana está o facto de Lisboa ser a segunda capital europeia a receber o Gear S2 Studio, um espaço-tenda que está localizado na Gare do Oriente e que permitirá aos utilizadores um primeiro contacto com o relógio.

O Samsung Gear S2 destaca-se pelo design redondo, pelas linhas minimalistas, mas é no interface que está o elemento diferenciador: para aceder às aplicações e às opções de cada funcionalidade, basta rodar a moldura do equipamento.

Uma das vantagens deste modo de utilização é que o ecrã fica quase sempre desempedido durante a navegação, ao contrário de outro relógios nos quais a interação do dedo com o ecrã acaba por condicionar a visualização dos conteúdos. 

Mas o Gear S2 também tem um ecrã tátil e é necessário carregar no ecrã para selecionar algumas opções, já que os botões que existem na lateral do relógio são dedicados para a função de 'retroceder' e de aceder à face do relógio.

Um outro elemento em destaque é que pela primeira vez a Samsung permite que um dos seus relógios possa ser ligado a outros smartphones Android e não apenas aos que pertencem à marca. Quem tiver um dispositivo Android 4.4 e que tenha no mínimo 1,5GB de memória RAM pode usar o Gear S2 sem limitações.

Rui da Rocha Ferreira