Ainda hoje o diretor de marketing da Samsung para a Europa tinha afirmado que até final de novembro os novos Galaxy Note 7 deveriam voltar ao circuito de vendas, mas que a normalização da distribuição se deveria estender a 2017 no Velho Continente, devido ao impacto da recolha de 2,5 milhões de smartphones.

O TeK contactou a Samsung Portugal, os operadores e as lojas, e conseguiu apurar que as trocas em Portugal também já estão a acontecer desde esta segunda feira, dia 19 de setembro, mas que foi dada prioridade aos clientes que já tinham recebido o Note 7 depois das pré-vendas.

"Não conseguimos repor todos os equipamentos esta semana, terá de ser de forma faseada", explicou fonte da empresa ao TeK, garantindo que a empresa está empenhada em satisfazer primeiro todos os pedidos dos clientes que fizeram pré-compras, que, como já tínhamos dado conta, esgotaram em Portugal

Recorde-se que a empresa teve de montar uma operação de recolha depois de vários relatos de explosão das baterias do novo phablet, anunciado em agosto, e que gerou perdas financeiras elevadas à Samsung, danos na reputação da empresa e levou a diversos avisos até de operadoras aéreas, incluindo a TAP.

Fonte da Samsung em Portugal confirmou ao TeK que está a ser estudada uma forma de contactar com todos os clientes e que serão feitos "todos os esforços" para satisfazer os pedidos e retomar a confiança dos consumidores.

Questionada sobre se alguns dos clientes que fizeram a pré-compra poderem já não querer receber os smartphones, e exigir outras compensações ao valor pago, a mesma fonte diz não ter conhecimento de nenhum caso.

Esta semana a Samsung emitiu uma atualização de software que insta os utilizadores de Galaxy Note 7 com baterias potencialmente perigosas a desligarem o dispositivo. Adicionalmente, e como “mais vale prevenir do que remediar”, esta atualização limitava o carregamento da bateria a 60%, mas esse limite já terá sido redefinido para os 80%.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação.