Os dados são da IDC e traduzem vendas de 50 milhões de unidades. O número é menor que conseguido no mesmo período há um ano quando a quota de mercado da empresa estava 1,8 pontos percentuais acima dos valores registados no último mês de junho. Mesmo assim a Samsung vendeu mais no trimestre que os quatro concorrentes seguintes todos os juntos: a Apple, a LG, a Lenovo e a ZTE.



Olhando para as quatro empresas que mais pesam neste mercado é ainda possível apurar que a Apple seguiu a mesma tendência de perda de quota de mercado que a Samsung: no segundo trimestre de 2012 garantia 16,6% e este ano fica-se pelos 13,1%.

[caption]Números IDC[/caption]

Isto de acordo com os dados da IDC e também com os da Strategy Analytics, revelados igualmente ontem e que indicam uma queda de 3 pontos percentuais na quota da doina do iPhone, para 13,6% com 31,2 milhões de iphones vendidos. Já no que se refere à Samsung esta consultora conclui que a quota de mercado da empresa coreana aumentou no trimestre em dois pontos percentuais, para 33%.




Todos os restantes fabricantes estão a ganhar terreno aos lideres dos smartphones e a conseguir mais vendas, garantindo um bolo mais interessante nos 237,9 milhões de smartphones que nos três meses decorridos entre abril e junho foram vendidos em todo o mundo.




Em termos globais, nos telemóveis, a Samsung também é líder mundial com 113,3 milhões de equipamentos vendidos no período em análise e um crescimento de 16,3% na quota de mercado. Segue-se a Nokia, com 61,1 milhões de unidades colocadas no mercado, menos 22,6 milhões que no trimestre homólogo, uma redução que reflete uma queda de 27% na quota de mercado.



Apple, LG e ZTE são as empresas que se seguem neste ranking mundial de vendas de telemóveis, que entre abril e junho atingiu os 432,1 milhões, mais 6% que nos mesmos três meses de 2012.

[caption]Números IDC[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma troca de nomes no primeiro parágrafo.