Já está disponível o novo sistema operativo da Xiaomi, que tem como objetivo unificar todos os equipamentos do seu ecossistema numa única estrutura de desenvolvimento integrado. O HyperOS não será apenas a linguagem dos seus smartphones, como também outros equipamentos pessoais, sejam automóveis ou produtos domésticos.

Para já, o novo sistema operativo começou a chegar a alguns smartphones e abriu uma conta na rede social X para comunicar aos clientes e entusiastas da marca, os modelos que vão sendo atualizados. A começar então neste final de dezembro e durante o primeiro trimestre de 2024, os primeiros equipamentos a receber a atualização são a família de smartphones Xiaomi 13, incluindo os modelos standard, Pro e Ultra e a variante Xiaomi 13T e Pro. Também os modelos Redmi Note 12 e 12S estão incluídos na primeira vaga. Por fim, o Xiaomi Pad 6.

Os utilizadores do POCO também vão receber atualizações dos seus equipamentos, sendo anunciados na sua própria conta no X. Para já, o HyperOS apenas começa no POCO F5, sendo prometidos mais modelos em breve. De notar que a atualização do sistema operativo será feita via OTA (Over-the-Air), ou seja, os equipamentos compatíveis serão notificados automaticamente para atualizarem o sistema operativo.

Anteriormente, a Xiaomi anunciou que o novo sistema operativo seria pré-instalado no novo Xiaomi 14, mas também no Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85 MiniLED e ainda outros equipamentos lançados inicialmente na China. Estes são alguns dos primeiros produtos tecnológicos a receberem o HyperOS, mas a empresa tem um catálogo de equipamentos em mais de 200 categorias. O objetivo do novo sistema operativo é unificar e facilitar a interoperabilidade entre os diversos ecossistemas. A marca alcança atualmente 1,175 mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

O sistema operativo tem como núcleo o Linux e o sistema Xiaomi Vela, tendo sido desenvolvido internamente. Suporta mais de 200 plataformas de processadores e mais de 20 sistemas de ficheiros padrão, resultando em centenas de tipos de equipamentos e milhares de SKUs.

Veja na galeria a evolução dos sistemas operativos da Xiaomi:

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.