Já estão à venda o Keon e o Peak, os primeiros smartphones com Firefox OS. Estes são os primeiros modelos a chegar ao mercado com o sistema operativo móvel da Mozilla e destinam-se para já aos programadores. Os developers portugueses estão entre o grupo de compradores elegíveis como o TeK confirmou.

A empresa espanhola Geeksphone é a primeira no mundo a disponibilizar comercialmente os telemóveis com Firefox OS. O Keon tem um custo total de 110 euros já com impostos enquanto o Peak pode ser comprado por 180 euros também com impostos incluídos.

O envio para Portugal está assegurado mas ainda tem outros custos associados. O TeK contactou a empresa que referiu que o valor extra pode oscilar dependendo da zona de receção do utilizador mas que durante o ato de compra aparece a informação relativa ao custo adicional.

O Keon é o dispositivo modesto ao apresentar um ecrã de 3,5 polegadas com uma resolução de 480×320 pixéis, um processador Snapdragon S1 a 1Ghz apoiado por 512MB de memória RAM e 4GB de armazenamento interno. O sensor fotográfico traseiro é de três megapixéis e o smartphone suporta redes 3G.

[caption]Peak e Keon[/caption]

O Peak é um telemóvel mais bem composto a nível de especificações e inclui-se numa gama média tendo em conta as restantes ofertas do mercado. Com um ecrã IPS de 4,3 polegadas com uma resolução de 960x540 pixéis, um processador Snapdragon S4 de dois núcleos a 1,2Ghz, 512MB de RAM, 4GB de armazenamento interno e oito megapixéis de sensor fotográfico, é o dispositivo mais potente com Firefox OS.

Ao que o TeK conseguiu apurar o interesse pelos telemóveis está a ser grande e o site da Geeksphone nem sempre consegue dar resposta ao grande número de acessos que tem recebido nas últimas horas.

[caption]Nome imagem[/caption]

Além dos smartphones comercializados pela Geeksphone a Mozilla já garantiu o apoio de fabricantes mais conceituadas como a ZTE, Alcatel, LG, Sony e Huawey. O Sony Xperia E, um smartphone que é comercializado em Portugal nas operadoras e nos retalhistas especializados, também tem uma ROM disponível que permite um primeiro contacto com uma versão ainda em construção do sistema operativo móvel da Mozilla.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico