No final de agosto os smartphones da Samsung eram responsáveis por 29,67% do tráfego online feito por telemóveis em Portugal. Um valor que coloca a fabricante sul-coreana como líder em território nacional, um cenário que também se repete a nível internacional.



Em todo o mundo o tráfego gerado por smartphones da Samsung rondava os 32,8%, um salto significativo relativamente aos 25,7% que a marca detinha em agosto de 2013.



A Apple segue em segundo lugar tanto a nível mundial como em Portugal: 23,4% do tráfego internacional em telemóveis era gerado pelos iPhone, sendo que em território português o valor está um pouco acima dos 26%. E se em Portugal a Apple tem perdido quota, nos restantes países a marca da maçã conseguiu segurar a média de utilização que tinha registado há um ano.

[caption]StatCounter agosto[/caption]

Relativamente a Portugal há um dado que se destaca dos valores internacionais: a terceira posição no tráfego gerado por smartphones é ocupado por marcas que não são conhecidas da StatCounter, enquanto a nível mundial é a Nokia que ocupa essa posição.

[caption]StatCounter agosto[/caption]

Os valores são um espelho da popularidade de equipamentos como os bq ou os Wiko, que conquistam uma grande quota em países onde os utilizadores fazem uma escolha tendo em conta a relação qualidade-preço.



O relatório de agosto da StatCounter acaba por marcar um ponto de análise assinalável já que amanhã, 9 de setembro, a Apple pode apresentar uma nova versão do iPhone que trará um ecrã de maiores dimensões.



Explica a empresa de análise em comunicado que as novas características do iPhone podem fazer aumentar o consumo de conteúdos online no iPhone e fazer aumentar a quota da Apple no tráfego mundial de Internet gerado por telemóveis inteligentes.



Caso se confirme, a Apple vai entrar num segmento de mercado onde muitas marcas – como a Samsung, a HTC, a Sony e a LG – já atuam há um largo período de tempo: os telemóveis com ecrãs de tamanhos generosos e próximos das cinco polegadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.