A Sony anunciou o novo smartphone topo de gama Xperia 1 V, com tecnologias de sensores disponíveis nas suas câmaras de série Alpha. A câmara foi desenhada para as necessidades dos fotógrafos e vloggers. O smartphone não é apenas direcionado a criadores de conteúdo, como pretende oferecer uma nova experiência de consumo de vídeo, performance de gaming, melhor áudio e uma bateria com maior capacidade, salientou o líder das soluções de imagem da Sony, Yang Cheng.

O novo sensor pretende oferecer cores mais ricas, destacar as texturas das pessoas, das paisagens e cenas, mesmo em locais com menor iluminação. Funcionalidades que a empresa diz duplicarem as capacidades do modelo anterior. As fotos captadas com HDR são apontadas como equivalentes a uma câmara full-frame. Na traseira, o smartphone tem uma lente de 24 mm, com um sensor de imagem CMOS com duas camadas de tecnologia Transistor Pixel, batizado de Exmor T for mobile. É descrito como 1,7 mais largo que o sensor de imagem do que o anterior Xperia 1 IV. O novo smartphone tem ainda um zoom ótico de 85-125 mm, capaz de destacar imagens em moldura com pouca distorção.

Veja na galeria imagens do Sony Xperia 1 V:

A tecnologia S-Cinetone, criado para cinematógrafos, foi ajustado para sistemas mobile. A Sony afirma que o smartphone pode gravar imagens num formato cinematográfico, sem gradação de cores. O novo sensor tem aproximadamente três vezes mais o nível de saturação do sinal, comparado a um convencional. Assim como uma maior qualidade de supressão de processamento do ruído que tende a acontecer em cenas escuras, “resultando em imagens bonitas e com cores mais suaves”, refere a fabricante em comunicado.

Outras funcionalidades retiradas das câmaras Alpha passam pelas predefinições de cor, tais como a Creative Look, assim como autofoco em tempo real de alta performance. O tracking de olhos e dos sujeitos em tempo real promete melhor performance em movimento. A informação é gerida por inteligência artificial, que analisa a informação de distância dos sujeitos para os manter focados.

Para ajudar os criadores de conteúdos, a Sony diz que pretende ajudar na transição entre a criação e a distribuição dos vídeos. É possível fazer streamings em direto para o YouTube, permitindo interação em tempo real com os seguidores. A câmara permite ainda gravar tanto na horizontal como vertical. Na traseira tem um design para agarrar o equipamento, evitando que escorregue das mãos.

Veja o vídeo do novo smartphone:

O Sony Xperia 1 V apresenta um ecrã OLED de 6,5 polegadas, com resolução de 4K e uma taxa de refrescamento de 120 Hz. Juntamente com os seus altifalantes, o equipamento promete som mais claro e dinâmico. Tem um processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, prometendo uma otimização específica para gaming, incluindo a possibilidade de jogar e ao mesmo tempo fazer a sua transmissão para o YouTube. A sua bateria de 5.000 mah promete 20 horas de autonomia em playback contínuo de vídeo. Suporta carregamento rápido e wireless.

O smartphone já se encontra em pré-reserva, com a chegada ao mercado no dia 28 de julho, começando nos 1.399,99 dólares, nos Estados Unidos.